Porto Alegre tem mais um domingo com superlotação em emergências e prontos atendimentos

Todas emergências de hospitais de alta complexidade e prontos atendimentos da Capital operam com mais de 100% da capacidade neste domingo

Foto: Guilherme Almeida /CP/Arquivo

A situação das emergências e prontos atendimentos de Porto Alegre tem neste domingo mais um dia com registro de superlotação. De acordo com a plataforma de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o hospital com maior índice de operação acima da capacidade da unidade de emergência adulto é o São Lucas da PUCRS, com 360% de lotação.

O quadro de superlotação atinge todos os outros nosocômios de alta complexidade da Capital. A emergência da Santa Casa opera neste domingo com 236% dos leitos ocupados, seguida pela unidade do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) com 220% e pelo Hospital Conceição com 143%. Ainda de acordo com o painel da SMS, a maioria dos casos está relacionado com doenças respiratórias, como a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Porto Alegre, a situação mais crítica é registrada na UPA Moacyr Scliar, com 288% de lotação. Depois dela, o Pronto Atendimento da Bom Jesus opera com 192% da capacidade. No local, o relato dos pacientes era de demora no atendimento. Um dos pacientes era uma menina de 3 anos diagnosticada com dengue que chegou ao local com os pais na noite de sábado.

Ela só teria sido atendida por volta das 9h deste domingo, dormindo no carro com os pais enquanto aguardava atendimento ao longo da madrugada. As outras unidades de Pronto Atendimento de Porto Alegre também registravam operação acima da capacidade. No PA da Lomba do Pinheiro a lotação estava em 150%. Já o PA da Cruzeiro do Sul operava em 142% da capacidade.

Superlotação na emergência pediátrica

No sábado, a Emergência Pediátrica do HCPA registrou uma taxa de ocupação de 229%, ou seja, o dobro da sua capacidade, com 32 leitos ocupados e apenas 14 leitos existentes. De acordo com a instituição, “estão sendo usados no limite máximo todos os recursos materiais e humanos disponíveis para atender a uma demanda de 250% da capacidade do setor”. O hospital ainda recomendou que, em casos mais simples, a população evite a emergência e procure as unidades básicas de saúde ou prontos atendimentos. Neste domingo, a lotação estava em 207%.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com