Morre Ronaldo Garbin, um dos heróis das enchentes que devastaram o RS em 2024

O guia de rafting e especialista em resgates lutava contra uma leucemia crônica e faleceu no sábado

O guia de rafting e especialista em resgate Ronaldo Garbin inspirou o início da campanha por doadores de sangue | Foto: Reprodução / Redes Sociais / CP

Morreu Ronaldo Garbin, 42 anos, guia de rafting e especialista em resgates, considerado um dos heróis da enchente de 2024 por efetuar salvamentos difíceis nas regiões mais atingidas pelos eventos climáticos em solo gaúcho. Garbin que lutava contra uma leucemia crônica, faleceu no último sábado e está sendo velado neste domingo nas Capelas São José, em Bento Gonçalves. A cerimônia de cremação está marcada para as 17h30 no Memorial Crematório São José, na cidade de Caxias do Sul.

Há poucos dias, a população de Bento Gonçalves e de várias cidades e estados diferentes se mobilizou em uma campanha para auxiliar Garbin que estava internado na UTI em um hospital de Caxias do Sul, precisando de 60 pessoas para a doação de sangue e plaquetas. “Ele e sua equipe foram essenciais, um líder nato e um dos que mais se destacou nas enchentes comandando o grupo de um lado para o outro para auxiliar a comunidade”, relata o amigo Leandro Ourives, que tem um filho de 20 anos com a mesma doença.

Ele conta que a campanha começou nas redes sociais. “Algumas pessoas estavam postando sobre a necessidade de doação e como sabiam que somos amigos do Ronaldo, muita gente começou a nos chamar para pedir informações, daí tivemos a ideia do formulário online”, relata. Ourives confirmou que seu amigo, conversou com o banco de sangue de Caxias do Sul que solicitou que conseguíssemos 60 pessoas para doar que eles mandariam uma equipe para Bento Gonçalves para realizar a coleta.

Na postagem divulgada nas redes sociais até mesmo um link foi criado para que as pessoas se cadastrassem. Infelizmente, não deu tempo. A doença foi mais rápida. Segundo Ouvires a receptividade foi surpreendente. “Deve ter ultrapassado 1,5 mil cadastramentos. Isto não é comum e significa que o Ronaldo é muito bem-visto, reconhecendo tudo o que ele fez nas enchentes”, relata.

Ourives confirma que ainda estão decidindo se deverá ser disponibilizado um ônibus para que os doadores possam ir à Caxias do Sul doar sangue. “Vamos definir nesta semana, mas o pessoal já está indo até lá por conta própria também”, confirma. Ainda segundo ele, nesta sexta-feira um ônibus deve sair de Bento Gonçalves para Hemovita com 40 doadores. Uma bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas. “Hoje é o Ronaldo que está precisando, mas além dele, há muitas as pessoas que necessitam de sangue, então, se cada um tiver consciência disso e puder ajudar indo até o hemocentro de sua cidade, esta campanha vale muito a pena”, finaliza.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com