A Emergência Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) registra, neste sábado, dia 24, uma taxa de ocupação de 229%, ou seja, o dobro da sua capacidade, com 32 leitos ocupados e apenas 14 leitos existentes. O dado é da última atualização do painel de acompanhamento de ocupação de leitos da prefeitura de Porto Alegre, mantido pela Secretaria Municipal da Saúde. O número, no entanto, já chegou a 250% hoje.
De acordo com a instituição, “estão sendo usados no limite máximo todos os recursos materiais e humanos disponíveis para atender a uma demanda de 250% da capacidade do setor”. O hospital ainda recomenda que, em casos mais simples, a população evite a emergência e procure as unidades básicas de saúde ou prontos atendimentos.
A emergência pediátrica também está lotada no Hospital Conceição, que registra ocupação de 114%, com 16 leitos ocupados e 14 operacionais.
Quatro emergências adulto de hospitais registram superlotação
As emergências adultas seguem superlotadas nos hospitais da Capital. De acordo com a última atualização da Secretaria Municipal da Saúde, quatro hospitais operam acima da capacidade. O Hospital São Lucas da PUCRS registra ocupação de 330%, com 33 leitos ocupados e 10 operacionais. Já o Santa Casa opera com 236% de lotação, sendo 66 leitos ocupados e 28 disponíveis. O Clinicas está com 94 leitos ocupados para 46 operacionais, registrando 204% de lotação. O Conceição está com 141% de ocupação.