O sábado foi marcado por grandes volumes de chuva em cidades do interior do RS. A instabilidade chegou ainda durante a madrugada pela Fronteira Oeste e e avançou para outras regiões do estado ao longo do dia. Entre as 12h e as 18h, estações meteorológicas indicavam acumulados de chuva de 100 mm em Maçambará, no Oeste. O tempo segue instável nos próximos dias, de acordo com a MetSul Meteorologia.
Até às 18h, estações meteorológicas indicavam apenas neste sábado acumulados de chuva de 100 mm em Maçambará, 63 mm em Itaqui, 55 mm em Uruguaiana, 52 mm em Alegrete, 50 mm em Barra do Quaraí, 41 mm em Quaraí, 40 mm em Caxias do Sul e Rosário do Sul.
Em Porto Alegre, depois de uma tarde cinzenta e céu encoberto, a instabilidade começou por volta das 17h deste sábado na forma de uma fina garoa, mas perto das 18h a precipitação tinha se intensificado e já podia ser considerada chuva leve.
Choque de massas de ar
O tempo se instabilizou no território gaúcho pela formação de uma frente quente, que se dá quando uma massa de ar quente avança sobre uma região ocupada por ar mais frio. Como o ar quente é menos denso, ele tende a subir suavemente sobre o ar frio.
Durante essa subida, o vapor de água presente no ar quente condensa, formando nuvens e chuva, não raro volumosa.
O tempo segue instável no Rio Grande do Sul neste domingo. Chove na maior parte das regiões no começo do dia. Ao longo do domingo, muitas nuvens permanecem sobre o estado e diferentes pontos devem ter períodos ainda de chuva e garoa.
Isoladamente, há risco de chuva forte com trovoadas e ocasional granizo muito isolado. Apesar do tempo instável, em algumas áreas do estado devem ocorrer momentos de melhoria com chance de aberturas.
Na segunda-feira, o tempo continua instável no Rio Grande do Sul. Muitas nuvens vão seguir sobre o estado e chove no decorrer do dia na maioria das regiões gaúchas.
Chove principalmente em pontos do Oeste, Centro e o Sul gaúcho. Mais ao Noroeste e ao Norte do estado, a chance de chover é menor e qualquer instabilidade tende a ser mais isolada.
Na terça-feira, o sol aparece com nuvens, vento Norte e elevação da temperatura em parte do Rio Grande do Sul, especialmente durante a manhã e o começo da tarde. No Oeste e no Sul, no entanto, uma frente fria traz chuva já de manhã para o Oeste e o Sul gaúcho. No decorrer da terça, o sistema frontal avança e leva chuva até o fim do dia para todas as regiões gaúchas. Há risco de chuva forte e temporais isolados no deslocamento da frente fria pelo Rio Grande do Sul.