RS é o estado mais exposto da região em volume de exportações para a China

Estudo mostra que o estado é o 11° mais exposto do país em volume de exportações para a China

Foto: Divulgação

Com desdobramentos por todo o mundo, os efeitos recentes da nova política americana, especialmente na guerra comercial entre Estados Unidos e China, terão impactos diferentes para cada estado brasileiro. É o que mostra o levantamento feito pela Lifetime, que apresenta o ranking da exposição nas exportações de cada um dos 27 estados da Federação frente aos Estados Unidos e à China.

Dentro desse cenário, o Rio Grande do Sul aparece com a 11ª maior exposição nas exportações feitas para a China, ou seja, 26,2% da produção que sai do estado para fora do Brasil são destinados a esse país. O estado lidera a lista na Região Sul – e está à frente de Santa Catarina (11,1%) e Paraná (24,8%). No ranking geral, no entanto, o Piauí, no Nordeste, é o estado brasileiro mais impactado nas exportações para a China, com 62,5%.

Já em relação à exposição aos Estados Unidos, o Rio Grande do Sul está na 14ª posição em volume de exportações, com 8,4% – à frente do Paraná (6,8%) e atrás de Santa Catarina (15,0%). Na lista dos estados mais expostos frente ao país americano, o Ceará, também no Nordeste, é o mais impactado, com 45,2%.

“É importante lembrar que um dos principais produtos de exportação do Rio Grande do Sul é a soja. E existe uma chance de o agronegócio ganhar um espaço importante nessa fragmentação geopolítica, já que é um produto que depende de clima, solo e várias questões específicas para produção”, afirma Marcela Kawauti, economista-chefe da Lifetime.

Marcela acrescenta ainda que ninguém sairá imune dessa situação, mas reforça que o Rio Grande do Sul tem uma possibilidade de amortecimento desse impacto por conta dos fatores favoráveis para a produção. “E a China já anunciou que vai procurar outros fornecedores de soja, por exemplo, que não os Estados Unidos. O Brasil, e mais especificamente o Rio Grande do Sul, têm oportunidade de se beneficiar do possível aumento das compras”.

O agronegócio representa mais de 70% das exportações gaúchas e a soja segue como o principal produto de exportação do Rio Grande do Sul, movimentando mais de US$4,6 bilhões em 2024. O estado é o terceiro maior produtor de soja do Brasil e tem na China e nos Estados Unidos dois de seus principais mercados.