Um suspeito de controlar pontos de tráfico na zona norte de Porto Alegre foi preso por agentes da Polícia Civil. O homem, 31 anos, é apontado como líder de um grupo criminoso que atua na região da Vila Amazônia, no bairro Costa e Silva, e teria envolvimento em diversos assassinatos na última década. A ação ocorreu na quarta-feira.
De acordo com informações da 3ª Delegacia de Homicídios (DHPP), o sujeito é o número um na hierarquia do tráfico na Vila Amazônia. Essa posição era antes ocupada pelo irmão dele, um traficante conhecido como Sapo (não confundir com outro criminoso de mesmo apelido, oriundo do bairro Bom Jesus), que deixou o posto após ter problemas de saúde.
O investigado não estava armado no momento da prisão e também não apresentou resistência. Conforme o delegado titular da 3º DHPP, Thiago Zaidan, ele não morava mais na Vila Amazônia, mas foi preso enquanto estava ali, provavelmente enquanto conferia o andamento da venda ilegal de drogas no local.
Thiago Zaidan adiciona que o criminoso têm envolvimento em mortes e ataques a tiro, além de acumular passagens no sistema penitenciário. Desta vez, o traficante foi preso devido a uma sentença condenatória por tentativa de homicídio de um rival em 2015. A pena é de 10 anos de reclusão em regime fechado.
“Foi uma ação extremamente importante. Esse criminoso ordenava homicídios e gerenciava o tráfico de entorpecentes na Vila Amazônia, além de já ter passagens anteriores pelo sistema prisional gaúcho”, afirma o titular da 3ª DHPP.