Consumidores vão gastar entre R$ 100 e R$ 500 no Dia dos Namorados, diz CDL POA

Maioria dos presentes será para cônjuges (46,5%), seguidos por ficantes (9,2%) e noivos (3,1%)

Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil

Os consumidores de Porto Alegre devem gastar mais este ano com o presente para o Dia dos Namorados, com um forte destaque para roupas, itens de perfumaria e acessórios. Em comparação com 2024, 32,3% dizem que o valor gasto será igual ao ano passado, 28,6% que será maior e 9,5% que será menor do que em 2024. A maioria dos presentes será destinada a cônjuges (46,5%), seguidos por ficantes (9,2%) e noivos (3,1%).

Os dados fazem parte de um estudo da CDL de Porto Alegre divulgado nesta quinta-feira, 12. Conforme a pesquisa, roupas aparecem com 22% das citações, principalmente para homens, que têm preferência pelo item, seguidas de Perfumes e cosméticos (15,8%) – preferência das mulheres, Acessórios como bolsas e carteiras (10,9%) – interesse de ambos os sexos. e Jantares fora (7,9%) e viagens (4,6%) – Experiências românticas ganham espaço.

ROMANTISMO

Além dos presentes tradicionais, 27% dos entrevistados planejam viagens ou passeios, sendo que 37,8% gastarão mais de R$ 1.000 nesse tipo de experiência. Jantares e motéis serão opção de 65,8% com investimento de R$ 100 a R$ 300 para a maioria. A maior parte dos consumidores (67,4%) pretende gastar entre R$ 100 e R$ 500 no presente principal. Homens tendem a investir menos (R$ 100 e R$ 200), enquanto mulheres estão mais propensas a comprar presentes na faixa de R$ 200 e R$ 500. O cartão de crédito será o meio de pagamento mais usado (58,8%), com 34,5% das compras sendo parceladas. Apenas 10,9% pagarão em dinheiro.

A pesquisa revela ainda que 44,4% dos consumidores irão comprar presentes apenas na semana do Dia dos Namorados, e 12,1% deixam para a véspera. As compras em lojas físicas (de rua e shoppings) somam 60,2% da preferência, com o e-commerce com 31,9%. Para o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, “os lojistas devem preparar sua estratégia para atender o aumento de vendas na semana e na véspera do Dia dos Namorados. Além disso, oferecer experiências e pacotes românticos podem contribuir com o aumento dos negócios para esta data especial, o que pode contribuir, inclusive, com a fidelização do cliente”