
Alvo de resistências da própria base governista, o projeto de concessão das rodovias do bloco 2 deve ser apresentado na próxima semana. O novo edital, promete o governo, deve incluir as alterações necessárias para redução das tarifas de R$ 0,23 por quilômetro. O Executivo não detalha, contudo, se para possibilitar essa redução deverá incluir um aporte maior de recursos do Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande) – hoje o edital prevê uma contrapartida de R$ 1,3 bilhão do Estado – ou um corte no caderno de obras.
Enquanto isso, na Assembleia Legislativa, os deputados seguem em compasso de espera. A bancada do PP, principal partido da base do governo a fazer frente contra o projeto, tinha recebido a promessa de que, no início do mês, receberia um devolutivo do governo sobre o edital. Os deputados se encontraram com o secretário da Reconstrução, Pedro Capeluppi e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, ainda em abril, e expuseram sua contrariedade, apresentando algumas alternativas.
Acontece que o principal ponto defendido pelos parlamentares é o recuo na concessão, ao menos por ora, e a utilização do valor de aporte nas obras classificadas urgentes. “R$ 1,3 bi dá para pavimentar tudo (o que precisa), fazer duplicações e terceiras vias necessárias”, explicou o deputado Guilherme Pasin (PP).
Pesa na balança, ainda, o fato de que o bloco 2 engloba, entre outros municípios, aqueles do Vale do Taquari, região mais afetada pelas últimas enchentes. Por isso, o argumento é de que a região precisa de investimentos, a fim de movimentar a economia – e não novos pórticos de pedágio.
Mas as insatisfações não se limitam ao Progressistas. Outros deputados da base também têm demonstrado descontentamento com a medida. Além da oposição, que tem feito seus movimentos. À direita, o deputado Paparico Bacchi (PL) é proponente da audiência pública que acontece nesta quinta-feira, às 19h, na Associação Comercial, Cultural, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, para tratar sobre o assunto. Paparico é presidente da Frente Parlamentar Contra os Pedágios, cujo foco é justamente a concessão do bloco 2.
BLOCO 2:
- Municípios impactados: Erechim, Erebango, Getúlio Vargas, Estação, Sertão, Coxilha, Passo Fundo, Marau, Vila Maria, Casca, Paraí, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Serafina Correa, Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Correa, Muçum, Encantado, Arroio do Meio, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Mato Leitão, Venâncio Aires, Garibaldi, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul, Westfalia, Teutônia, Estrela e Fazenda Vilanova.
- Trechos das estradas: ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, RSC-453 e BR-470