Eduardo Leite volta a cumprir agenda no RS

Em nova fase após migrar para o PSD, e formalizar que é pré-candidato à presidência da República, governador intensifica presença nacional e nas redes sociais

Foto: Vitor Rosa/Secom/Divulgação

Cinco dias após seu retorno dos Estados Unidos, o governador Eduardo Leite (PSD) cumpre, nesta quarta-feira, os primeiros compromissos públicos no RS. Na agenda, reuniões no Palácio Piratini pela manhã e palestra na Federação das Indústrias (Fiergs) no final da tarde.

Na sequência, Leite embarca para Florianópolis, onde, à noite, também como palestrante, participa de evento promovido pelo Lide Santa Catarina. O encontro tem como título “Desenvolvimento Sustentável: Oportunidades e Desafios para a Região Sul e o Futuro do Brasil”.

O período fora do RS depois do fim da missão internacional de oito dias, que terminou na sexta, 16, inaugura a nova etapa da agenda do governador, em que a ideia é intensificar sua presença nacional e aproveitar todas as oportunidades possíveis nas redes, para garantir engajamento e marcar presença mesmo quando se encontre fisicamente ausente.

A alteração ocorre após Leite, em 9 de maio, trocar o PSDB pelo PSD, como parte de seu plano de concorrer à presidência da República em 2026. Ele se anunciou formalmente como pré-candidato durante o ato de filiação ao partido de Gilberto Kassab, ocorrido em São Paulo, antes da viagem.

Após a volta ao Brasil, na sexta, o chefe do Executivo não teve compromissos públicos no sábado, 17. Mas foi às redes sociais com uma postagem, fixada no instagram, que iniciou com a frase: “Sou gay, sou casado, sou governador.” O 17 de maio é definido como Dia Nacional Contra a Homofobia e a manifestação repercutiu em sites e jornais pelo país.

Um dia antes, durante o retorno ao país, o governador usou o X (antigo twitter), para esclarecer que, apesar de não estar no Estado, comandava as medidas para contenção dos casos de gripe aviária no RS, confirmados publicamente naquela mesma sexta-feira, 16. “Estou acompanhando todos os desdobramentos do caso enquanto retorno ao RS após missão internacional em Nova York”, postou. O RS decretou estado de emergência em saúde animal por 60 dias.

Na segunda-feira, 19, o RS decretou nova emergência. Desta vez em saúde pública, devido ao aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). O governador não fez manifestações sobre o assunto nas redes. Presencialmente, cumpriu roteiro em São Paulo, sobre outros temas. Na agenda oficial, o único tópico foi uma reunião com o Banco UBS, em São Paulo.

Fora da agenda, ele foi recebido pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). A conversa foi sobre as eleições de 2026 e o chamado Movimento Brasil. O movimento é idealizado por Temer para unificar o centro e a direita na disputa presidencial do próximo ano. O emedebista tenta atrair para o projeto todos os governadores dos campos que aparecem como pré-candidatos: além do gaúcho, os de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

Na terça, Leite cumpriu agenda extensa em Brasília, mesclando compromissos como governador e eventos político-partidários. Nos primeiros, estão incluídos a reunião no Ministério da Agricultura, para tratar da crise sanitária e da renegociação das dívidas de produtores rurais, e a participação na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A agenda político-partidária englobou uma reunião “de apresentação” com a bancada federal do PSD na Câmara dos Deputados, realizada à tarde, e registrada no instagram do gaúcho.

Ainda de Brasília, Leite deu mais uma demonstração do quanto a presença virtual terá peso em sua nova fase. Ele aproveitou a participação nos eventos na capital federal para aderir à nova febre das redes. A trend em que usuários, auxiliados por inteligência artificial, postam fotos ou vídeos próprios no qual se transformam em suas versões infantis.