O Rio Grande do Sul prepara-se para uma jornada de frio mais intenso já a partir desta quarta-feira, segundo informações da MetSul Meteorologia. A massa de ar frio avança pela Argentina e pelo Uruguai e chegará ao Estado através do mar, não pelo continente, o que representaria um ar mais gelado. Ainda assim, o clima gélido será mais sentido em cidades do Sul, Campanha, Leste e da Metade Sul gaúcha.
Conforme a MetSul Meteorologia, municípios da fronteira com o Uruguai, Campanha e Sul deverão registrar as menores temperaturas. O cenário envolve Quaraí, Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande, Arroio Grande, Canguçu, Morro Redondo, Piratini e Pedro Osório.
Na região Sul, as madrugadas mais frias devem ser as desta quarta, quinta e sexta com marcas ao redor e abaixo de 5ºC em diversas localidades. Na Serra do Sudeste, nas áreas de Pedras Altas e Pinheiro Machado, alguns pontos podem ter marcas até perto de 0ºC. Na região de Pelotas e Rio Grande, as mínimas devem ficar em torno de 7ºC a 10ºC.
Nas áreas de maior altitude do Estado, nos Campos de Cima da Serra, onde os picos atingem 1000 metros de altitude ou mais, o que faz da região ser a mais fria do estado, o efeito do ar frio será reduzido porque haverá maior nebulosidade e até chance de precipitação em alguns pontos.
Em Porto Alegre e na região metropolitana, o frio não terá nada de excepcional com marcas nas madrugadas de quinta e sexta próximas do que é comum nesta época do ano, que devem ficar entre 10ºC e 13ºC.