Instituto Ceos busca consolidar Porto Alegre como polo de estudos de pesquisa clínica na saúde

No dia Internacional da Pesquisa Clínica, celebrado neste 20 de maio, entidade reforça importância de estudos na área da saúde para avanço da medicina

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

No Dia Internacional da Pesquisa Clínica, celebrado neste 20 de maio, o Instituto Ceos reforça a importância da realização de estudos na área da saúde para o avanço da medicina no mundo. Em visita ao Correio do Povo, o CEO e diretor de Pesquisa do instituto, o médico Paulo Pitrez, salientou ainda que busca consolidar Porto Alegre como um dos principais polos de estudos de pesquisa clínica no Brasil.

Lançado oficialmente no final de 2023, o Instituto Ceos nasceu com a missão de promover pesquisa, educação e inovação em saúde, conforme o CEO. A empresa tem sede no Tecnopuc e uma parceria com o Hospital Ernesto Dornelles (HED). A instituição foi fundada pelos médicos Paulo Pitrez e Willian Adami, e pelo administrador Ricardo Melo Bastos.

Os estudos clínicos abrangem diversas especialidades médicas, com ênfase em vacinas, novas terapias para doenças complexas, infecciosas, oncológicas e crônico-degenerativas. Atualmente, os principais estudos realizados pelo Instituto Ceos são nas áreas de pneumologia, cardiologia, gastroenterologia, oncologia, neurologia e dermatologia.

“Um grande gargalo da pesquisa clínica é que a população tenha conhecimento dos estudos em aberto. Eles podem ser a mudança na vida de alguém. Nossa missão é clara: salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de pacientes por meio da ciência. Queremos contribuir para que tratamentos inovadores estejam disponíveis a toda a população, inclusive via SUS”, afirmou o CEO.

Em seus pouco mais de dois anos de fundação, o Instituto Ceos conta com 58 protocolos de pesquisa clínica conduzidos (entre estudos para iniciar, em andamento e já concluídos), 73 médicos parceiros de diversas especialidades (investigadores principais e sub investigadores) e 14 colaboradores dedicados à área de pesquisa clínica.

Atualmente, o instituto está com 12 estudos com inscrições, todos eles sem custos de participação para os pacientes. Interessados podem entrar em contato através do site do Instituto Ceos.