Um homem de 34 anos foi contido após mais de quatro horas de cerco policial no bairro Santa Rosa de Lima, na zona Norte de Porto Alegre. Ele estava armado e, de acordo com a Brigada Militar, aparentava quadro mental de surto psicótico. A ação teve início na noite de segunda-feira, mas chegou ao fim somente na madrugada desta terça.
O motivo do ataque de fúria seria o término do relacionamento dele com uma mulher. Pouco antes do ocorrido, testemunhas relataram que ele teria ameaçado matar a ex-companheira, mas ela conseguiu fugir e pediu ajuda.
Uma guarnição do 20º BPM esteve no local por volta das 22h, mas o homem não quis sair do interior da casa onde mora, perto da esquina entre a rua Artur de Lima Botona e a rua K. Ele estava armado e tinha vasta munição.
A situação parecia não ter prazo para acabar e, por isso, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado. Depois da meia-noite, e com o agressor enfurnado no segundo andar do imóvel, houve o início das tentativas de negociação.
Ao longo das tratativas, o homem estendia o braço para fora da janela e efetuava disparos contras as guarnições. O alto risco fez com que as viaturas fossem estacionadas em pontos estratégicos do bairro e no entorno da casa, para evitar a circulação de pedestres na área.
Próximo às 2h10min, após mais de quatro horas e nenhum sinal de rendição, uma equipe do Bope decidiu entrar na residência. Ali dentro, o sujeito acabou sendo contido com um disparo não letal de Spark, um dispositivo em formato de arma que tem mira laser e dispara dardos com corrente elétrica.
Nenhum policial ficou ferido, e nem o agressor. Ele permanece internado em um hospital, sob custódia, e passa bem. Na residência dele foram apreendidas uma pistola calibre 9 milímetros de uso restrito, munições, quatro celulares e três carregadores, sendo um destes do tipo caracol, que gera disparos em sequência e faz da arma quase uma metralhadora.
De acordo com informações dos PMs, o cidadão seria integrante de um grupo criminoso que atua na zona Norte da Capital e teria envolvimento em pelo menos dois homicídios, além de passagens por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e roubo de veículo, entre outros delitos. Não é descartado que ele tenha feito uso de narcóticos antes de surtar.