Fundada e administrada por descendentes de imigrantes, a Giordani Turismo é uma empresa referência quando o assunto é preservação e disseminação da história e cultura de Bento Gonçalves e região. Para marcar o sesquicentenário da imigração italiana no Rio Grande do Sul, celebrado em 2025, a empresa desenvolveu uma websérie que destaca o legado dos imigrantes e mostra como seus hábitos, tradições e cultura estão presentes nos dias atuais e na rotina da empresa.
Intitulada “Celebrare – 150 anos da imigração italiana no RS”, a websérie terá seu primeiro episódio liberado nesta terça-feira, 20 de maio, data que é o marco da chegada dos primeiros imigrantes no Rio Grande do Sul. O conteúdo será disponibilizado no canal da Giordani Turismo no YouTube (youtube.com/@giordaniturismo4064) e em pequenos vídeos também no perfil da empresa no Instagram (@giordani_turismo). Novos episódios de “Celebrare” serão lançados sempre às terças-feiras.
“Celebrar os 150 anos da imigração italiana no RS é, para nós, mais do que uma homenagem: é parte da nossa história. Somos descendentes diretos desses imigrantes que ajudaram a moldar nossa cultura, nossos costumes e a região onde vivemos e atuamos. A Giordani nasceu com o propósito de valorizar essa herança — desde a Maria Fumaça, que conecta passado e presente, até o Parque Epopeia Italiana, que resgata as raízes dos próprios fundadores da empresa. A celebração destes 150 anos não é apenas uma data comemorativa, faz parte da nossa linha do tempo que nos fez chegar até aqui hoje.”, explica Cristiane Tomazini, gerente de marketing da empresa.
MARIA FUMAÇA
A cada episódio da websérie um convidado vai contar histórias que mantêm viva a cultura italiana no Brasil e que ajudam a contar também a trajetória de mais três décadas da Giordani Turismo e seus principais passeios: a Maria Fumaça e o Parque Cultural Epopeia Italiana.
Entre os convidados estão rostos e nomes conhecidos por quem já fez os passeios, como a cantora de música italiana Inês Rizzardo, que é uma das atrações da Maria Fumaça desde os primeiros passeios, o cantor e compositor Valmor Marasca, que se apresenta na Estação de Garibaldi, e Giovani Guerra, um dos atores que interpreta Lazaro Giordani durante o passeio pelo Parque Cultural Epopeia Italiana.
Nomes de bastidores também integram a lista de convidados, como a historiadora e pesquisadora Assunta de Paris, que contribuiu para criação do Parque Epopeia Italiana, o diretor da Darte Entretenimento, Rodrigo Cadorin, responsável pela cenografia, roteirização do espetáculo e produção dos vídeos do parque, e a gerente de operações da Giordani, Evandra Stringhini. Além deles, devem participar ainda o antigo Chefe da Estação Férrea de Bento Gonçalves, Arsênio dos Anjos, o professor do dialeto talian, Fernando Meneghetti, e a arquiteta especializada em patrimônio histórico, Patrícia Pasini.
O Parque Cultural Epopeia Italiana proporciona que turistas e comunidade vivam e sintam o cotidiano dos imigrantes italianos na época de 1875, ano chave que marcou a chegada dos primeiros imigrantes italianos na região. A atração é uma verdadeira viagem pelo tempo, que conta a história real de um casal, Lazaro e Rosa.
O propósito é envolver o visitante no contexto, fazendo com que sinta as mesmas emoções e necessidades que os imigrantes tiveram desde a saída da Itália até a chegada ao Brasil. São nove ambientes montados em dois mil metros quadrados de área construída que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. A atuação dos atores e os efeitos especiais de som e luz proporcionam uma maior dinâmica dando vida às réplicas e ambientes.