
O Hospital Centenário, em São Leopoldo, realizou mais de 21 mil atendimentos de urgência e emergência neste ano. Mais de 5 mil deles, nos últimos 30 dias, no período de 15 de abril a 15 de maio. Os dados, divulgados no último domingo, reforçam a importância da instituição para os leopoldenses e para municípios vizinhos. No período, foram registrados 5.378 atendimentos, evidenciando o aumento da demanda por serviços de urgência e emergência.
Do total de atendimentos na quinzena, 525 foram destinados a pacientes de outros municípios da Região Metropolitana e cidades vizinhas. Os pacientes são principalmente de Sapucaia do Sul, Estância Velha, Portão e Novo Hamburgo. O fluxo revela a importância do Hospital Centenário no sistema de saúde regional.
Segundo o presidente da Fundação Hospital Centenário, Ricardo Silveira, o perfil das pessoas quando chegam ao serviço de emergência do Hospital se alterou. Ele destaca que “são pacientes que muitas vezes necessitam de internação ou cirurgia. Essas pessoas não conseguiram acesso anteriormente pela Atenção Primária à Saúde (postos de saúde) e Serviços Especializados. Quando chegam a emergência, a doença avançou.”
Apesar da alta demanda, o hospital segue com as portas da emergência abertas, reafirmando seu papel essencial no atendimento público. A direção da instituição destaca ainda que, mesmo com o crescimento expressivo no número de pacientes, o serviço vem conseguindo suportar a demanda.
“A porta de entrada da urgência/emergência é o termômetro do sistema. Porém, nossa atenção está voltada ao fato de que ainda não chegamos no inverno e observamos lotação em serviços de emergência em vários municípios, e aqui não é diferente. Essa análise se faz necessária principalmente agora, o inverno se aproxima e pessoas com dificuldade de acesso em outros municípios passaram a procurar nossa estrutura. Estamos preocupados com a possibilidade de entrar o inverno com esse cenário”, destaca Silveira.
O Hospital Centenário possui 255 leitos, sendo que desses, 16 são leitos de UTI Adulto, 10 leitos de UTI Neonatal e 6 leitos de UCI Neonatal.
BALANÇO
Referência em atendimentos de emergência de média e alta complexidade na região metropolitana, o Hospital Centenário de São Leopoldo, reafirma seu papel na rede de saúde. Com mais de 200 leitos clínicos na estrutura hospitalar, a instituição já realizou, nos primeiros meses deste ano, 21.596 atendimentos nas emergência adulto e pediátrica. Os principais motivos de busca por atendimento têm sido traumas, acidentes e doenças respiratórias, especialmente em períodos de maior incidência de viroses sazonais.