De forma alegre e encantadora, o Dia da Bandeira do Haiti, celebrado no dia 18 de maio, foi lembrado nesse domingo em Porto Alegre. A data é a de maior importância para os haitianos, além de ser um momento de apresentação da cultura destes imigrantes à população gaúcha.
Em ato festivo na Praça da Alfândega, no Centro Histórico, a comunidade de imigrantes que vivem na Capital gaúcha exibiu a bandeira do país natal, cantou o hino e se divertiu com apresentações artísticas e culturais típicas. A programação ainda contou com gastronomia e exposição de artesanato.
Saiba mais
- O Haiti foi colônia da França, e oficializou sua bandeira no dia 18 de maio de 1803. A primeira bandeira do país foi costurada na cidade de Arcahaie, por Catherine Flon, filha do primeiro presidente do Haiti, Jean Jacques Dessaline, considerado o guerreiro da independência.
- As cores do país são o vermelho e azul. No centro consta um painel branco com o brasão de armas, que é composto por um troféu de armas, que representa o desejo de defender a liberdade, e uma palmeira real, que simboliza a independência. A palma é coberta pela “Capa de Liberdade”. O lema da nação é retratado com um pergaminho branco, com os dizeres “A união faz a força”.