A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abre suas portas para a comunidade em geral neste sábado, até as 14h, para mais uma edição do Portas Abertas, evento acadêmico que mostra os espaços da universidade, em todos os campi de Porto Alegre. No Litoral Norte, a ação ocorre em julho. Desde cedo, as unidades, como Centro e Campus do Vale, lotaram de estudantes, suas famílias, professores e demais interessados em conhecer a estrutura da universidade, eleita a melhor federal do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Atividades lúdicas também são oferecidas.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dr. Luiz Bastos do Prado, de Gravataí, trouxe 35 alunos, mais professores, para interagir com o local. “Todo ano fazemos questão de participar, justamente para mostrar a realidade para os alunos e que eles tenham este conhecimento. Eles serem de escola pública não os impede de buscar algo desta forma. Deixamos os estudantes soltos para conhecerem e eles retornam deslumbrados. Depois, temos uma troca de experiências com eles”, disse a diretora, Milene Silveira, também mãe de Matheus, 13 anos, que esteve na UFRGS.
Junto deles, estiveram a pedagoga Marjiane Dutra, acompanhada da filha, Milene, 16, que busca estudar Medicina, e o professor de Biologia, Joaber Fraga. “A universidade é uma porta para o futuro destes estudantes. Muitos de locais carentes nem sabem onde fica Porto Alegre, e é bem legal isto tudo porque alguns foram para a área da anatomia, outros da engenharia, abre um leque de possibilidades”, comentou Fraga. O coordenador do UFRGS Portas Abertas e produtor cultural da Pró-Reitoria de Extensão (Prorext) da universidade, Vicente Fonseca, disse que o evento espera 10 mil pessoas neste sábado. entre estudantes e comunidade em geral.
“Acho que é a grande oportunidade de a UFRGS mostrar grande parte de suas atividades de extensão, ensino e pesquisa. É mais do que simplesmente uma feira de cursos, e queremos demonstrar que ela oferece muitas oportunidades na formação destas pessoas, bem como nossas potencialidades. A UFRGS é, sim, acessível para toda a população, especialmente quem tem o sonho de cursar um ensino superior”, comentou ele.
A pró-reitora de Extensão, Daniela Pavani, complementou que a universidade somente tem sentido se estiver em diálogo constante com a sociedade. “Nos propomos a formar os futuros profissionais na graduação, pós-graduação, e nos diferentes espaços que atuamos, e o Portas Abertas é o ápice disto, um evento que mostra justamente estes significados de dialogar com todos. É importante que as famílias vejam a universidade como um espaço que acolhe seus filhos e filhas com uma das melhores formações do país”, disse Daniela.