Advogado suspeito de fraudes é preso no Mato Grosso do Sul e será transferido para Porto Alegre

Profissional é investigado por suspeita de envolvimento em processos judiciais fraudulentos contra instituições financeiras e era considerado foragido pela Justiça

A juíza Mariana Francisco Ferreira, da 1ª Vara Regional de Garantias de Porto Alegre, determinou nesta quinta-feira a imediata transferência do advogado investigado por suspeita de envolvimento em processos judiciais fraudulentos contra instituições financeiras. Ele estava foragido e foi preso nesta quinta na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Na decisão, a magistrada determina que a audiência de custódia deve ser realizada em Porto Alegre. A juíza decretou a prisão preventiva dele no dia 30 de abril. O advogado foi alvo de operação policial deflagrada na quinta-feira da semana passada. Sem ser localizado, ele passou a ser considerado foragido.

Orientação às partes

O advogado teve o exercício profissional suspenso pela Ordem dos Advogados do Brasil seção RS (OAB-RS). O Tribunal de Justiça do RS e a Corregedoria-Geral da Justiça do RS emitiram recomendações aos magistrados de 1º e 2ª graus de jurisdição para que suspendam o andamento dos processos e a expedição de alvarás e levantamento de valores em que o profissional tenha atuado como procurador. O TJRS orienta ainda que, caso alguém tenha alguma ação em que o investigado figure como advogado, a pessoa faça a regularização do processo, com a troca de defensor.