A prefeitura de Porto Alegre trabalha na elaboração de um decreto de situação de emergência em saúde pública em função do aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em adultos e crianças. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o documento deve ser publicado na próxima semana. A medida é importante para a obtenção de recursos federais junto ao Ministério da Saúde.
De acordo com o secretário municipal da Saúde (SMS), Fernando Ritter, a Capital enfrenta superlotação de leitos hospitalares devido ao aumento de casos respiratórios. “Ontem (terça), estávamos com 101% dos nossos leitos clínicos, tanto adultos quanto pediátricos, ocupados em Porto Alegre, e isto nos preocupa, porque o pior do inverno ainda não chegou”, destacou Ritter.
O Boletim InfoGripe da Fiocruz, mostra Porto Alegre em alerta para aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave nas próximas semanas. Crianças e idosos são o público de maior atenção.
Abertura de 100 novos leitos
Para suprir a alta demanda relacionada a doenças respiratórias, o município também anunciou a abertura de 100 novos leitos por meio da Operação Inverno, que se estende pelo período de 122 dias nos meses de junho, julho e agosto. A iniciativa ainda prevê o reforço das equipes dos Consultórios na Rua, para atendimento a pessoas em situação de rua neste período.
22 novos leitos começam a operar nesta quinta-feira
Já nesta quinta-feira, 15, serão abertos 22 novos leitos adultos temporários no Hospital Vila Nova, além de dez novos leitos de UTI pediátrica, no próximo dia 26.
Também receberão reforços pelo período da operação os hospitais da Restinga e Extremo-Sul, com 29 adultos e 31 pediátricos, e o Materno Infantil Presidente Vargas, com oito, sendo quatro de emergência e quatro de enfermaria. Em ambos os casos, ainda não há data definida para isto.
Reforço de profissionais
Estão sendo também contratados temporariamente 136 profissionais de saúde, após o projeto do Executivo passar na Câmara Municipal. A partir de 1º de junho, e até agosto, nove unidades de saúde abrem também aos sábados, e outras nove aos sábados, domingos e no feriado de Corpus Christi, em 19 de junho (veja lista completa abaixo).
O investimento é de R$ 13,3 milhões, com recursos municipais e federais. Os leitos abertos em 2025 são menos do que os cerca de 140 no ano passado e os 116 em 2023.