O governador em exercício Gabriel Souza participou do início do 2º Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, em Restinga Sêca. Durante o evento, ele entregou oficialmente à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) uma unidade móvel do Cadastro Único, reforçando o compromisso do governo com as políticas sociais. A solenidade contou também com a presença do titular da pasta, Beto Fantinel, além de gestores municipais de todo o Estado.
Gabriel destacou que o governo do Estado continuará investindo significativamente no orçamento da Sedes ao longo da gestão, fortalecendo as políticas públicas executadas pela pasta. “Temos uma gestão preocupada com o social. Nunca mais podemos admitir que no Rio Grande do Sul não exista uma política social vigorosa, protagonista e capaz de gerar oportunidades para as pessoas”, afirmou.
Primeira unidade móvel do Cadastro Único do Brasil
A unidade móvel do Cadastro Único, iniciativa pioneira no Brasil, foi projetada para ampliar o suporte às equipes da Sedes nas ações de busca ativa. Com duas salas de atendimento separadas, ar-condicionado e plataforma de elevação para pessoas com deficiência, o microônibus facilitará o acesso das populações mais afastadas à informação e à assistência. A previsão é que a unidade comece a circular pelo Estado em junho. O veículo foi adquirido com um investimento de R$ 950 mil, provenientes do Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família.
Fantinel destacou a importância da iniciativa. “Entregamos a primeira unidade móvel do Cadastro Único do Brasil, que reforça nosso compromisso de estar mais próximos das pessoas. Essa ação qualifica nossa rede e garante que as políticas públicas cheguem de forma mais rápida à população vulnerável que mais precisa”, disse.
Para a diretora de Gestão do Cadastro Único do governo federal, Ieda Castro, a ação do governo do Rio Grande do Sul é considerada inovadora. “Essa unidade móvel vai ao encontro da necessidade de atender regiões mais afastadas, realizando busca ativa e apoiando públicos específicos. Essa é uma inovação que esperamos que outros Estados também adotem”, comentou.