Garibaldi sedia XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas

Encontro reunirá 17 organizações de oito países entre os dias 14 e 16 de maio

Crédito: Divulgação

Pela terceira vez, desde seu surgimento em 2011, o Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas volta a ser realizado na Serra Gaúcha. Nesta edição, o encontro direcionado a promover intercâmbio tecnológico e reflexões acerca dos desafios e das oportunidades do setor, será realizado em Garibaldi, entre os dias 14 e 16 de maio, tendo a Cooperativa Vinícola Garibaldi como anfitriã.

A realização do XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas na região chega num momento altamente simbólico. Além de as cooperativas cumprirem um papel central para impulsionar o desenvolvimento sustentável segundo a Organização das Nações Unidos (ONU), a própria entidade estipulou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. “Uma das nossas grandes pautas é, justamente, fortalecer o caráter identitário das cooperativas”, destaca o Diretor-Executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho-RS), Hélio Marchioro.

Ao todo, o Fórum contará com a participação de representantes de 17 cooperativas vitivinícolas. Além do Brasil, estão confirmadas organizações da Argentina, do Uruguai, do Chile, da Bolívia, da Itália, da Espanha e da Alemanha. O encontro se desdobrará em duas frentes. Uma delas é o Fórum em si, com múltiplos painéis e debates. Outra é o conjunto de visitas técnicas a cooperativas da região, de modo a intensificar a intercooperação, com oportunidades de troca de experiências acerca dos processos vitivinícolas, por exemplo.

Além de versar sobre assuntos como gestão, tecnologia, inovação e novas gerações no cooperativismo, o fórum debaterá, entre as pautas principais, a situação do consumo de vinho no mundo e os seus benefícios para a saúde. Tópicos relacionados à economia circular e à sustentabilidade também integram os temas abordados. “As cooperativas, por sua identidade sociofamiliar, exercem o compromisso histórico, de inserção e de distribuição da riqueza e de oportunidades”, opina Marchioro, reforçando como o evento atua para fortalecer os elos internos do cooperativismo e para incentivar uma remuneração cada vez mais justa ao trabalho dos seus cooperados.

O XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas é organizado pela Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul. O Brasil já sediou outras duas edições do Fórum – em Caxias do Sul (2013) e em Bento Gonçalves (2018).