Com 353 marcas brasileiras confirmadas, a 4ª edição da BFSHOW terá 681 compradores, sendo 175 deles internacionais, convidados para o evento. Maior feira calçadista da América Latina, a mostra acontece entre os dias 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP. Mais de 10 mil lojistas e importadores são esperados nos três dias de evento — incluindo os convidados selecionados em parceria com os expositores. A feira é uma realização da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) com organização da NürnbergMesse Brasil.
A gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, explica que os convidados, tanto nacionais quanto internacionais, foram selecionados através de indicações dos expositores. Os convites partiram da Abicalçados, por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações mantido em parceria com a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e da feira.
“A BFSHOW, como uma feira demandada e comandada pela própria indústria calçadista, traz consigo um caráter democrático de decisões conjuntas com seus expositores”, explica a gerente. Para a mostra, são esperados mais de 10 mil compradores, sendo 1,2 mil deles internacionais de todos os continentes. “A maior parte dos lojistas nacionais e importadores, vem por conta própria, atraídos pela maior oferta de calçados da América Latina em um único lugar”, conclui Letícia.
Nesta edição, a BFSHOW cresceu 30% em espaço, chegando a mais de 32 mil metros quadrados no Distrito Anhembi, tornando a mostra a maior do setor na América Latina. “Na feira, temos todos os polos, portes de empresas, segmentos e nichos atendidos”, frisa Rico Azeredo, head de Novos Negócios da NürnbergMesse Brasil, ressaltando que o evento recupera a força das grandes feiras de calçados do Brasil.
COMPRADORES
Uma das compradoras nacionais confirmadas na BFSHOW é Alexya Nogueira, do Grupo Oscar, um dos principais do varejo brasileiro, que conta com mais de 180 lojas físicas em cinco estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco. “Buscamos variedades e novas coleções de calçados femininos e a BFSHOW se mostra muito completa, juntando moda, tendências e novidades”, ressalta.
Meirielle Cajueiro de Oliveira Torres, compradora da W&M, de Recife/PE, já vem buscando calçados e acessórios na BFSHOW há dois anos. “A feira é uma oportunidade valiosa para fazer contatos com fornecedores, compradores e parceiros em potencial”, diz.
Um dos compradores internacionais confirmados é David Benzikry, CEO da Spring Footwear, Corp., dos Estados Unidos. Já trabalhando com marcas brasileiras, ele diz que será sua primeira vez na BFSHOW. “Importamos, anualmente, mais de US$ 50 milhões e somos a maior cadeia nacional de distribuição de calçados nos Estados Unidos. O calçado brasileiro é uma mistura de moda, funcionalidade e sentimento”, comenta. Segundo ele, na BFSHOW a distribuidora pretende abrir novos contatos. “As tarifas entre China e Estados Unidos estão sendo um elemento importante para buscarmos novos parceiros no Brasil”, destaca.
Nina Di Matteo, compradora da H & B Links Pty, da Austrália, importa, anualmente, entre 3 e 5 mil pares de calçados brasileiros. “Queremos ampliar esse volume, já que nossas duas lojas vendem exclusivamente produtos brasileiros. Buscamos, na feira, novos fornecedores de calçados de couro”, conta.
O comprador Palath Veettil Muhammed Saheer, da Jamjoom Fashion, dos Emirados Árabes Unidos, também quer aumentar, com negócios na BFSHOW, seu mix de produtos brasileiros. “Já importamos calçados brasileiros para as nossas 60 lojas e queremos seguir ampliando essa parceria”, projeta. Segundo ele, o calçado brasileiro, por sua qualidade e design, é bastante procurado no mercado árabe.