A Defesa Civil estadual divulgou neste sábado a atualização dos números dos estragos provocados pela chuva forte que atingiu o Rio Grande do Sul nessa semana. Segundo órgão, 39 cidades já reportaram ocorrências após o temporal.
A Defesa Civil também confirmou que um tornado atingiu Erval Grande. A cidade relatou danos em residências e árvores caídas. A cidade com mais registro de chuva acumulada nas últimas 72 horas foi Quevedo, com 260,2mm, segundo o órgão.
Neste sábado, o tempo melhorou no Estado, e deve permanecer firme no domingo de Dia das Mães. Segundo a Metsul Meteorologia, “não se pode afastar chuva muito isolada em pontos do Leste gaúcho, em áreas mais perto da costa, por nuvens que avançam do mar”.
Confira abaixo as cidades atingidas:
1. Alegrete reportou danos no telhado de uma escola municipal, árvores caídas e cerca de 20 residências com danos nos telhados. Pavilhão do Instituto Farroupilha e Sindicato dos Trabalhadores Rurais com danos.
2. Alpestre reportou danos em residências e queda de árvores. A coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil entregou lonas.
3. Arambaré reportou queda de 6 postes.
4. Barra do Rio Azul reportou danos em residências e queda de árvores.
5. Butiá reportou uma casa com parte do telhado comprometido. Prestado apoio através do Coordenador Municipal de Defesa Civil no alcance de Lona.
6. Cachoeira do Sul transbordo de Rio. Coordenadoria Municipal apoiou a retirada de duas pessoas de área de risco.
7. Candelária reportou danos em residências. A coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil entregou lonas.
8. Charqueadas reportou queda de fiação de energia elétrica e interrupção de vias.
9. Eldorado do Sul reportou danos em residências, árvores caídas, sendo os bombeiros acionados. A coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil entregou lonas.
10. Encruzilhada do Sul informou estar monitorando 26 residências em área de risco nas margens do Arroio Lava Pés. A coordenadoria municipal de Proteção e Defesa Civil entregou lonas, fez vistoria de engenharia e encaminhou 8 desalojados para a casa de familiares.
11. Erval Grande reportou danos em residências, árvores caídas.
12. Faxinal do Soturno reportou alagamentos em residências, passagem interditada que liga Faxinal a Ivorá, algumas árvores caídas. COMPDEC auxiliou na entrega de lonas.
13. Itaara reportou afetados.
14. Jaguari reportou 10 pessoas (2 famílias) tiveram suas residências inundadas pela chuva. Houve quedas de pontes e pontilhões.
15. Lagõao reportou pontos de alagamento em estradas do interior.
16. Lavras do Sul reportou cinco casas com danos nos telhados. Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil já está prestando apoio aos afetados.
17. Mata reportou aproximadamente 20 famílias desalojadas, sendo que, as famílias já retornaram com segurança para as suas residências. Coordenador municipal entregou lonas.
18. Minas do Leão reportou danos em residências, queda de poste de energia elétrica.
19. Não-me-toque reportou queda de oito árvores. Danos parciais em Escolas, Unidade Básica de Saúde, além de residências. Já estão realizando os reparos.
20. Nova Esperança do Sul reportou alagamentos em residências.
21. Nova Palma reportou danos na área rural, danos em residências e um educandário.
22. Nova Santa Rita reportou queda de 23 árvores.
23. Novo Cabrais reportou desvio do Arroio Barriga e desvio do pedágio, bloqueio parcial da BR 287.
24. Pinheirinho do Vale reportou destelhamento parcial ou total em aproximadamente 30 residências na área rural do município e 2 prédios públicos (escolas municipais). Quedas de árvores, galhos obstruindo vias rurais.
25. Quevedos reportou chuvas intensas e altos acumulados entre 150 a 230 mm.
26. Rio dos Indios reportou danos em residências, postes caídos, algumas estradas obstruídas.
27. Rio Pardo informou alagamentos pontuais e atendimento (entrega de lonas e retiradas de famílias de áreas de risco).
28. Santa Cruz do Sul reportou alguns danos em residências. Coordenador municipal atendendo famílias afetadas e entregando lonas.
29. Santa Maria reportou destelhamentos e alagamentos em 15 bairros. Queda de um muro da escola Medianeira. Coordenador Municipal entregou lonas e auxiliou na remoção de 6 famílias de áreas de risco.
30. São Francisco de Assis reportou danos nas vias públicas e alguns bairros atingidos.
31. São Pedro do Sul balsa do Passo de Clara não está operando.
32. Silveira Martins reportou duas pontes provisórias danificadas.
33. Soledade danos no telhado de cerca de 100 casas. Obstrução de vias e residências sem energia elétrica. Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil entregou lonas e apoiou a desobstrução de vias.
34. Tapes reportou alagamentos pontuais. Aguardando mais dados.
35. Taquari danos em duas residências e queda de três árvores.
36. Taquaruçu do Sul reportou queda de árvores na zona rural.
37. Triunfo danos em cerca de 20 residências. Um asilo foi danificado e os idosos foram removidos pelos Bombeiros para um abrigo. Foram entregues lonas.
38. Uruguaiana reportou queda do muro de uma escola, alagamentos pontuais. Foi realizada limpeza de parte do sistema de escoamento da cidade.
39. Vista Gaúcha reportou danos em residências e ao meio ambiente. A COMPDEC distribui lonas.