Trote Solidário e Sábado Solidário acontecem neste dia 10

Corrente de solidariedade acontece em dezenas de cidades

cestas básicas
Foto: Henry Ventura/PMPA

Mesmo com os avanços sociais, a fome segue sendo uma dura realidade. Para enfrentá-la, uma grande mobilização ocorrerá no próximo sábado, 10 de maio, reunindo voluntários e entidades em uma corrente de solidariedade em dezenas de cidades. A ação unirá o Sábado Solidário, promovido mensalmente pela Rede de Bancos de Alimentos do RS, e o Trote Solidário, iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).

Em seis cidades — Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Maria e São Leopoldo — calouros e veteranos de Medicina participam do Trote Solidário em supermercados parceiros a partir das 9h, arrecadando alimentos não perecíveis destinados à Rede de Bancos de Alimentos. Além disso, o Sábado Solidário acontecerá em outras 17 cidades.

Os Bancos de Alimentos de Alegrete, Alvorada, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Cruz Alta, Gravataí, Guaíba, Região do Calçado (Campo Bom, Estância Velha e Sapiranga), Tramandaí (Imbé, Osório e Tramandaí), Vale do Sinos (Esteio, Portão e Sapucaia do Sul) e Viamão farão seu tradicional Sábado Solidário em supermercados parceiros.

Voluntários uniformizados com jalecos do Banco de Alimentos estarão nos pontos de arrecadação para conversar com os consumidores, incentivar as doações e recolher os alimentos, que serão repassados a instituições que atendem famílias em situação de insegurança alimentar.

Contribuir é simples: ao fazer suas compras, inclua itens como arroz, feijão, leite, óleo, farinha ou macarrão. Cada doação, por menor que pareça, faz diferença na mesa de quem tem fome.

A campanha, que há mais de 24 anos combate a insegurança alimentar, conta com o apoio da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Em Porto Alegre, a logística da campanha é realizada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no RS (Setcergs), com apoio do Centro Empresarial Porto Seco (Ceporto).