Número de interessados em comprar imóvel em POA mais do que dobra após mudanças no MCMV

Em abril, 10% dos moradores da Capital diziam ter a intenção de adquirir um imóvel nos próximos seis meses

Crédito> iStock/Divulgação
O número de pessoas interessadas em comprar um imóvel em Porto Alegre mais do que dobrou entre janeiro e abril deste ano. Em janeiro de 2025, 4% dos moradores da Capital diziam ter a intenção de adquirir um imóvel nos seis meses seguintes. Em abril, esse percentual saltou para 10%.  A alta coincide com o anúncio de mudanças no programa Minha Casa, Minha Vida, que ampliou os tetos de valores e renda para famílias interessadas em financiar a casa própria.
Os dados fazem parte do Índice de Confiança no Setor Imobiliário Loft, feito em parceria com a Offerwise (empresa líder de insigths na América Latina), com base em 1.200 entrevistas feitas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, com amostra representativa da população dessas capitais. O período das entrevistas foi de 4 a 25 de abril.
Porto Alegre e São Paulo registraram os maiores crescimentos entre as cidades analisadas, à frente de Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em Porto Alegre, a intenção de compra mais do que dobrou, assim como em São Paulo.
% da população que pretende comprar um imóvel nos próximos 6 meses
Cidade
Belo
Horizonte
———-
Porto
Alegre
———-
Rio de
Janeiro
———-
São Paulo
———-
Janeiro 2025
6%
4%
5%
5%
Abril 2025
10%
10%
10%
11%
Fonte: Índice de Confiança Loft / Offerwise
“O setor de compra e venda está muito resiliente, mesmo com o aumento da taxa de juros, e agora apresenta até perspectiva de aumento de vendas. A pesquisa aponta que há crescimento da intenção de compra em todas as classes sociais”, afirma o gerente de dados da Loft, Fábio Takahashi.
O especialista em Dados destaca que também se averiguou outras possibilidades de gastos, como viagens ou compra de automóveis, e apenas a compra de imóveis teve mudança tão significativa no período.
Nos próximos 6 meses, você pretende fazer alguma dessas movimentações? – Porto Alegre
Janeiro
Abril
Comprar um carro
21%
24%
Mudar de imóvel para um imóvel alugado
6%
4%
Mudar de imóvel para um imóvel próprio
8%
6%
Mudar de imóvel para um imóvel cedido
2%
3%
Comprar um imóvel comercial/empresarial
2%
4%
Comprar um imóvel residencial
4%
10%
Viajar de férias
29%
27%
Comprar móveis (ex.: guarda-roupa, sofá, armários, etc)
21%
23%
Nenhum desses
37%
35%
Fonte: Índice de Confiança Loft / Offerwise
Além das melhorias do Minha Casa, Minha Vida (tanto de inclusão de parte da classe média como melhoria para as faixas já atendidas), Takahashi aponta, ainda, que parte das pessoas que querem comprar cita a intenção de investir como motivo para a aquisição.  “Uma possibilidade é que muitos compradores estão pensando tanto em ganhar com a valorização do imóvel quanto em receber com aluguel, que pode valorizar ainda mais caso as taxas de juros sigam aumentando, e as condições do financiamento sejam alteradas significativamente”, afirma Takahashi.