O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai notificar os aposentados e pensionistas que tiveram descontos na folha de pagamento a partir da próxima semana. Segundo o presidente do instituto, Gilberto Waller Júnior, cerca de 9 milhões de beneficiários foram alvo de deduções nos últimos anos. Na próxima terça-feira (13), o instituto vai começar a avisar quem teve os descontos. Nem todos os valores foram deduzidos indevidamente — os cidadãos terão de informar se autorizaram os abatimentos. O contato será feito apenas pelo aplicativo Meu INSS, canal de informação oficial do órgão.
Nessa quinta-feira (8), Waller Júnior informou que o governo planeja iniciar o reembolso dos aposentados vítimas de fraudes no INSS até o fim de maio. Ele explicou que 27 milhões de beneficiários já estão recebendo mensagens pelo Meu INSS de que não foram vítimas do esquema ilegal.
“Serão 9 milhões de pessoas que receberão a manifestação ou chamado pelo INSS de que teve algum tipo de desconto em folha associativa”, afirmou o presidente do INSS.
“Eles [aposentados] serão informados pela plataforma Meu INSS, o canal de informação oficial. Peço que os aposentados não abram e-mail, mensagens de WhatsApp, ou SMS [mensagens de celular]. O INSS não se comunica por outro meio que não seja o Meu INSS. Neste dia, vamos informar se o beneficiado teve desconto e qual foi o valor”, acrescentou.
Compartilhar
A partir da próxima quarta (14), os aposentados poderão, pelo Meu INSS e pela central de atendimento 135, informar ao INSS se o desconto foi autorizado ou não.
“Se o cidadão, olhando esse dado, realmente disser que não foi associado, que não reconhece esse vínculo, nós vamos acionar a associação. O aposentado não precisa fazer nada, não precisa juntar documento ou preencher qualquer coisa. Ele simplesmente vai falar se reconhece ou não esse desconto”, destacou.
Suposta fraude no INSS
Segundo Waller Júnior, depois desse período, o sistema vai gerar uma cobrança para a associação em questão. “O INSS vai fazer a defesa do cidadão, informando que o nosso segurado não reconhece esse pagamento. A partir daí, a associação tem 15 dias úteis para comprovar o vínculo [do aposentado], juntando no sistema a comprovação de que o aposentado autorizou o desconto e o documento que comprove a identidade do nosso segurado”, continuou o presidente do instituto.
Se a associação não tiver esses documentos, terá de ressarcir o valor cobrado. “Ela vai fazer um depósito por uma GRU [guia de recolhimento da União] específica ao INSS, e esse valor vai ser repassado ao segurado pela sua conta do benefício. A relação do nosso segurado, a partir do momento que ele nega a autorização do desconto feita pela associação, é feita apenas com o INSS”, reforçou Waller Júnior.