Apenas 9,7% dos lojistas da capital disseram ter vendido mais após um ano da enchente no RS

Levantamento do Sindilojas mostra impacto duradouro da tragédia

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Passado um ano da enchente que atingiu o Rio Grande do Sul, e claro, Porto Alegre em 2024, o setor varejista segue em processo de reconstrução. Dados coletados junto a lojistas de segmentos como vestuário, móveis, ferragens, material de construção, acessórios, eletrônicos e calçados mostram que os impactos ainda são sentidos de forma significativa.

Quase 70% dos lojistas relataram ter sofrido efeitos diretos da enchente, com queda nas vendas (50%), redução no movimento das lojas (25%) e até mesmo diminuição do poder de compra dos clientes (5,6%). Por outro lado, 9,7% disseram ter vendido mais durante o período, e 2,8% conseguiram aumentar o faturamento.

Apesar dos desafios, apenas 26,7% afirmaram que a tragédia os fez repensar o modelo de negócios. Entre as mudanças implementadas estão o investimento em vendas online (17,9%), informatização (10,7%), preços mais atrativos (10,7%) e até abertura de novas lojas (7,1%).

MELHORES PREÇOS

Um dado que chama atenção é que apenas 36,2% dos lojistas buscaram se atualizar sobre o mercado ou seu segmento para se manter competitivos. Destes, 15,8% utilizaram informativos, o mesmo percentual que buscou melhores preços, enquanto 13,2% acompanharam tendências de mercado.

No que diz respeito ao apoio financeiro, menos de 25% conseguiram acessar benefícios oferecidos após a tragédia. Entre os que obtiveram algum tipo de ajuda, os principais usos foram para manutenção de empregos (69,2%), reformas (50%) e reposição de estoque (50%).

O medo de novos desastres também permanece: 67,6% dos lojistas afirmam ter receio de uma nova enchente, o que reforça a necessidade de políticas públicas de prevenção, apoio e incentivo à resiliência do setor. 

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, vê os dados da pesquisa sobre o impacto da enchente de 2024 com atenção, mas também como um chamado à ação. “Os números mostram a necessidade de fortalecer o apoio aos lojistas, ampliar o acesso à informação, incentivar a digitalização e fomentar uma cultura de reinvenção no varejo, destacou.

“O Sindilojas Poa vem promovendo cursos de capacitação aos lojistas para dar ainda mais qualidade ao setor. Inclusive, a nossa Feira Brasileira do Varejo, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, na FIERGS, é uma grande oportunidade para oferecer conhecimento com palestras, experiências imersivas e networking”, finalizou.