Uergs inaugura Reitoria e retoma trabalho presencial

Com atividades remotas desde 2020, a Universidade Estadual do RS volta ao campus, com prédio reformado e a Reitoria em sede própria

Foto: Acom/Uergs/Divulgação

Foi inaugurada nesta semana, a primeira sede própria da Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) em Porto Alegre. Com café da manhã de acolhida, a celebração, na segunda-feira (5/6), também marcou a volta do trabalho presencial dos funcionários do quadro técnico e de apoio administrativo, que estava paralisado desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020.

A Reitoria, instalada no Prédio 4, do Campus Central da Universidade, no Centro Histórico de Porto Alegre, conta com os gabinetes do reitor, Leonardo Beroldt, da vice-reitora e superintendente de Planejamento, Rochele Santaiana, e demais setores de gestão. Dos 429 funcionários do quadro geral da Instituição, 100 atuam na Reitoria.

O imóvel, que pertencia à extinta Cientec, foi entregue pelo governo do Estado à Uergs em 2021, mas precisou de reformas para adequação dos espaços e funcionamento acadêmico. Antes disso, a Reitoria funcionava em um prédio alugado no centro da Capital, que foi desativado logo que o trabalho dos servidores passou a ser remoto, em razão da pandemia. Assim, há 5 anos, o pessoal lotado na Reitoria vinha trabalhando à distância, pois precisou esperar até o fim das obras do Prédio 4 – que começaram em outubro de 2023 –, para voltar aos serviços in loco. E as enchentes de 2024 também atrasaram as obras de reforma.

As boas-vindas oficiais foram dadas pela vice-reitora Rochele, com a ausência do reitor Leonardo, por problemas de saúde. A dirigente lembrou os percalços enfrentados pela Instituição nos últimos anos. E esteve acompanhada do pró-reitor, Gabriel da Cunha, e da diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH), Márcia Gomes. A recepção festiva ainda foi encerrada com brindes distribuídos aos funcionários. Mais dados e informes neste link.