Preços dos produtos típicos do Dia das Mães na Região Metropolitana superam a inflação

Pesquisa da CDL Porto Alegre aponta variação média de 5,7% acumulada em 12 meses

Crédito: Freepik

A inflação dos itens tipicamente demandados para o Dia das Mães na Região Metropolitana de Porto Alegre superou a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela área econômica da CDL Porto Alegre. No caso do Brasil, o acumulado dos últimos 12 meses até março saiu de +2,8% em 2024 para +5,2% em 2025 (2,4 pontos percentuais a mais). Por sua vez, na Região Metropolitana da capital, o indicador moveu-se de +3,2% para +5,7% (2,5 pontos percentuais adicionais). Logo, na esfera local, o valor, inclusive, supera o IPCA cheio (+5,1%).

“Após o pico atingido em meados de 2022, o IPCA relativo ao Dia das Mães abrandou seu ritmo de crescimento até a celebração do ano passado. Desde então, houve aceleração praticamente ininterrupta, em linha com o processo de deterioração do poder de compra do real”, diz Oscar Frank, economista da entidade. Para ele, é necessário que as famílias estejam atentas, executando “o planejamento correto (pesquisas e a devida adequação ao orçamento doméstico dos presentes e outros dispêndios conexos) para que não ocorra nenhum tipo de desarranjo entre receitas e despesas”.

Entre os produtos calculados no levantamento, joias apresentaram uma variação de 21,52% no acumulado dos últimos 12 meses até março deste ano, seguidos por ar-condicionado (14,66%), computador pessoal (12,50%), perfume (11,83%) e móvel para o quarto (10,05%). Já entre os serviços contratados pacote turístico apresentou a maior variação (10,36%), seguido de manicure (9,13%) e sobrancelha (9,04%).