Fifa confirma Porto Alegre como uma das sedes para a Copa do Mundo Feminina de 2027

Beira-Rio, assim como 2014, foi escolhido como o estádio para receber os jogos

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

Porto Alegre mais uma vez vai receber uma Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, a capital gaúcha foi confirmada como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027, junto de Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Brasília, Fortaleza e Recife. Assim como já acontecera em 2014, o estádio escolhido foi o Beira-Rio.

As negociações para que a capital dos gaúchos recebesse a competição começaram há tempo. Por mais que houvesse otimismo quanto à escolha da Fifa, os dirigentes revelam que os últimos dias foram exaustivos dado o envio de obrigações à entidade-mor do futebol.

“É um orgulho muito grande para o Inter esse reconhecimento e ser o único clube do país a ter recebido de jogos de três Copas do Mundo” afirmou o presidente colorado Alessandro Barcellos, lembrando além de 2014, o Mundial de 1950, quando o Eucaliptos recebeu jogos.

Assim como o Beira-Rio, os demais estádios já foram definidos para a competição: Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Fonte Nova (Salvador), Arena Itaquera (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Estádio Nacional (Brasília), Arena Castelão (Fortaleza) e Arena Pernambuco (Recife).

Para o governador Eduardo Leite, há todo um simbolismo no anúncio ter sido feito exatamente um ano após as enchentes que atingiram a Capital.

“Um ano depois estamos aqui em um lugar que também foi impactado. É também sinônimo de confiança”, lembrou o governador.

A cerimônia contou também com a participação do prefeito Sebastião Melo, que confirmou que a secretaria extraordinária da Copa do Mundo será capitaneada por Débora Garcia, que já foi secretária de esporte da cidade.