Dia D para imunização contra a gripe ocorre neste sábado em Porto Alegre

No dia, todas as unidades de saúde estarão abertas, das 9h às 18h. No transporte público haverá passe livre nos ônibus

Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação

O dia D de vacinação contra a gripe ocorre no próximo sábado, em todo o Brasil. Em Porto Alegre todas as unidades de saúde estarão abertas, das 9h às 18h. No transporte público haverá passe livre nos ônibus, com a ideia de facilitar o acesso dos grupos prioritários à vacinação.

Nos últimos dias a Capital tem sofrido com a questão da superlotação nas emergências adultas dos hospitais e pronto-atendimentos. Conforme o enfermeiro Augusto Crippa, do núcleo de Imunizações da Diretoria de Vigilância em Saúde, o momento é ideal para a imunização, pois ocorre antes da chegada do inverno.

“Estamos em um momento difícil, com muitos casos de dengue e em que começa também a aumentar o número de casos das doenças respiratórias e que em situações mais específicas, em alguns públicos, pode ter um caso mais grave. Então um vírus como o da influenza, o da própria Covid, o vírus social respiratório são vírus do momento. Agora, quando está chegando o inverno, há a possibilidade de mais pessoas sofrerem com internações e casos mais graves até irem para a UTI ou óbito. Então a vacina vem com este objetivo, de proteger as pessoas que não fiquem doentes e desenvolvam quadros graves”, alertou Crippa.

Com a imunização, o Ministério da Saúde pretende reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação. O objetivo é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários que têm meta e cobertura previstos: crianças, gestantes e pessoas com 60 anos e mais. Em Porto Alegre, esses grupos prioritários somam 410.501 pessoas.  

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde é trivalente, garantindo proteção contra os vírus da Influenza A H3N1 e H3N2 e Influenza B. A campanha de vacinação começou em 7 de abril. Até sexta-feira, 2, foram aplicadas 93.355 doses de vacina. O maior percentual está entre as pessoas com 60 anos ou mais: 22,3%, ou 68.759 doses. Crianças receberam 4.902 doses (5,34%) e gestantes, 486 ou 4,74%.

Confira os grupos para os quais a vacina está disponível:

  • Pessoas com mais de 60 anos
  • Crianças de seis meses a menores de 6 anos
  • Gestantes
  • Pessoas que tiveram bebê há menos de 45 dias
  • Quilombolas
  • Indígenas
  • Trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados
  • Trabalhadores da educação, do ensino básico ao superior
  • Pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência
  • Adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas
  • Funcionários do sistema prisional
  • Pessoas privadas de liberdade
  • Membros das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo urbano
  • Trabalhadores dos Correios
  • Trabalhadores portuários
  • População em situação de rua
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com