Senac-RS e o MTur lançam nova rodada de cursos gratuitos com foco no turismo

Inscrições estão abertas até o dia 16 de maio, pelo site do Ministério

Crédito: Diego Bachiega/Agência Brasil

Com o objetivo de preparar profissionais para atuar no setor turístico e contribuir para o desenvolvimento de uma das áreas mais estratégicas da economia brasileira, o Senac-RS e o Ministério do Turismo (MTur) lançam a terceira rodada de cursos gratuitos de qualificação profissional. A iniciativa é realizada por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com vagas limitadas e inscrições abertas até o dia 16 de maio, pelo site do Ministério do Turismo.

A nova etapa contempla a oferta de 190 vagas distribuídas em oito escolas do Senac-RS, com início das aulas previsto para o mês de junho. O período de matrícula será de 19 a 30 de maio. Voltados à qualificação prática e imediata, os cursos abrangem áreas essenciais para o setor, como atendimento ao cliente, organização de eventos e recepção de turistas. São formações com curta duração e foco na empregabilidade, voltadas especialmente a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, conforme critérios do PSG.

Cursos e unidades com vagas abertas: 

  • Excelência no atendimento para garçom – 40h 

Senac Tramandaí – 20 vagas – Início: 02/06

Senac Erechim – 20 vagas – Início: 02/06

Senac Farroupilha – 20 vagas – Início: 09/06

Senac São Leopoldo – 20 vagas – Início: 09/06

  • Planejamento, Gestão e Organização de Eventos – 40h 

Senac Porto Alegre – 20 vagas – Início: 09/06

Senac Gravataí – 30 vagas – Início: 09/06

Senac Camaquã – 30 vagas – Início: 09/06

  • Atendimento ao Turista – 60h 

Senac Porto Alegre – 30 vagas – Início: 09/06

As capacitações buscam fomentar o turismo regional e qualificar a mão de obra para atender às novas demandas do setor, que está em constante transformação e expansão. Podem se inscrever candidatos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos mensais. Também é necessário não ter evadido ou desistido de cursos do PSG no último ano. Alguns cursos exigem idade e escolaridade mínimas, conforme o edital.

ACORDO

Firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008, o Programa Senac de Gratuidade – PSG tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federais. O funcionamento do PSG se dá por meio da alocação de parte dos recursos líquidos do Senac, advindos da contribuição compulsória, para a oferta de vagas gratuitas em cursos diversificados de Formação Inicial e Continuada e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

O ingresso acontece por ordem de inscrição dos candidatos, realizada por meio eletrônico no site do Senac-RS. Podem participar do PSG pessoas de baixa renda, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores, empregados ou desempregados, assim como usuários de programas de proteção a pessoas ameaçadas. Além disso, alguns cursos possuem pré-requisitos como idade mínima e escolaridade.