Alternativa para a travessia de veículos de cargas pesadas, a ponte provisória do Exército, que ligava Lajeado a Arroio do Meio, foi desativada nesta terça-feira para lavagem e preparação para remoção, prevista para 12 de maio. A retirada ocorre devido à conclusão da nova ponte da ERS 130, sobre o rio Forqueta, que restabeleceu em definitivo o tráfego na região após a enchente de maio de 2024.
A ponte foi instalada pelo Exército Brasileiro, por meio do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (3º BE CMB), em agosto de 2024. A estrutura metálica foi a alternativa para veículos com cargas pesadas fazerem a travessia sobre o rio Forqueta entre os municípios. Com 60 metros de comprimento, a ponte tem capacidade para suportar até 80 toneladas e serviu, principalmente, para o tráfego de caminhões, ônibus e outros veículos com cargas pesadas.
A rua Romeu Júlio Scherer, via que dá acesso à ponte, permanece com tráfego local de veículos. Após a retirada definitiva da ponte, o acesso às cabeceiras será bloqueado com material rígido a fim de evitar que os veículos transitem até as cabeceiras da travessia provisória.