PF desarticula gráfica clandestina que falsificava dinheiro

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal lançou, nesta terça-feira, a Operação Numisma, com o objetivo de desmantelar uma gráfica clandestina dedicada à falsificação de notas de real. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, além do sequestro de valores. As ações ocorreram em Gravataí, Cachoeirinha, Sapiranga, Charqueadas e Caxias do Sul. Foram apreendidos impressoras, tintas e equipamentos gráficos variados.

Durante as investigações, ficou demonstrado que o líder do grupo utilizava técnicas que simulam os elementos de segurança das cédulas verdadeiras, produzindo notas que se assemelham muito às verdadeiras, com alta capacidade de enganar o cidadão. Nos últimos três anos, a gráfica clandestina colocou em circulação grande quantidade de cédulas falsas. Já foram identificadas, apreendidas e retiradas de circulação mais de 16 mil notas de real que teriam sido produzidas pelo grupo, todas de 100 reais. Somadas, atingem mais de R$ 1,6 milhões.

O líder do grupo, que possui passagem pelo mesmo crime, já foi alvo de operação policial anterior, em 2007, e preso em flagrante em 2020. Na operação de hoje, ele foi detido preventivamente e poderá responder pelo crime de Moeda Falsa.