ACPA realiza a 5° edição do Prêmio Paulo Vellinho

Cerimônia aconteceu de forma híbrida na noite da terça-feira (29/04).

Crédito: Dani Barcelos/Divulgação

A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) promoveu a cerimônia de premiação do 5° Prêmio Paulo Vellinho. A edição deste ano homenageou o empresário Mauro Knijnik, membro do Conselho de ex-presidente da entidade. O evento, transmitido pelo YouTube da entidade, aconteceu no Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial, de forma híbrida, com a participação dos agraciados e de convidados.

O prêmio tem como objetivo reconhecer empresas e personalidades que se destacaram em suas áreas de atuação e colocaram a cidade como protagonista, bem como homenagear um dos mais relevantes empreendedores do Brasil: o empresário gaúcho Paulo Vellinho. O nome do empresário permanece no prêmio e, a cada edição, o reconhecimento é concedido para uma pessoa com representatividade no mundo corporativo ou ligado à Associação Comercial, caso de Knijnik.

A premiação contempla dez categoria. Empreendedorismo, Inovação & Tecnologia, Marketing & Comunicação, Agente Político e Agente Público, Serviços, Sustentabilidade, Turismo e Varejo. Além destas, a categoria Fora da Curva foi revelada no final da premiação, a qual agraciou o Instituto Cultural Floresta pelo trabalho desenvolvido durante a enchente em 2024.

A presidente da Associação Comercial, Suzana Vellinho Englert, destacou que o Prêmio foi criado para evidenciar os micros, pequenos e médios empreendedores. “O Prêmio tem como principal objetivo dar visibilidade aos empreendedores que fazem o dia a dia dos seus negócios. Que faturam em um dia para pagar as contas do próximo dia. Empreendedores que não tem a notoriedade de um empreendimento de grande porte”, explicou Suzana.

Confira os vencedores da 5° edição do Prêmio Paulo Vellinho – Edição Mauro Knijnik:

Cultura: Artista Ricardo Cardoso

Empreendedorismo: Ferragem Felippe

Inovação & Tecnologia: Territórios Inovadores

Marketing & Comunicação: Associação Riograndense de Propaganda

Agente Político e Agente Público: Secretario Germano Bremm

Serviços: Empreendedoras Restinga

Sustentabilidade: Jovem Aprendiz Marista em Turismo Ecológico

Turismo: Destino POA

Varejo: Mercado Público

Fora da Curva: Instituto Cultural Floresta

Os Homenageados

Paulo Vellinho

Com uma longa e empreendedora trajetória de mais de 70 anos, Paulo Vellinho participou ativamente do processo de industrialização do País neste período. Entre os destaques de sua caminhada profissional está a liderança à frente da Springer, a partir dos anos 50, empresa vencedora num competitivo mercado, mesmo localizada no extremo Sul brasileiro.

Mauro Knijnik

Mauro Knijnik foi presidente da Associação Comercial de Porto Alegre entre os anos de 1996 e 2000.

O Grêmio é o seu time do coração. Quando jovem, foi capitão do time de basquete do Grêmio. Na inauguração do Olímpico, entrou empunhando a bandeira do time do coração e anos mais tarde foi presidente do conselho deliberativo do clube.

Iniciou sua vida profissional no Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul. Foi Secretário da Fazenda no governo Amaral de Souza e Secretário do Desenvolvimento no governo Tarso Genro. Trabalhou como Consultor Empresarial e foi presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul.