Racionamento em Bagé passará a ser diário em toda a cidade

Neste domingo a barragem do Piraí está 4,1m abaixo do nível | Foto: Jean Carlo Santos/ Daeb/CP

Piora a estiagem em Bagé, com a falta de chuvas consistentes na cidade, as barragens seguem baixas, afetando o abastecimento de água para a população. Por este motivo, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) decidiu que a partir da próxima sexta-feira toda a cidade será afetada com a interrupção no fornecimento de água de 12 horas diárias.

No início da medida, em março, a cidade foi dividida em dois setores que tinham a interrupção no abastecimento de forma intercalada, ou seja, um dia nos bairros que estão no setor um e outros no dois. A partir do próximo dia 2, o setor um terá o abastecimento interrompido das 15h às 3h e o dois das 3h às 15h.

A situação das barragens segue crítica. A Sanga Rasa, principal reservatório da cidade, está neste domingo com 6,05 metros negativos. Ela não ficava abaixo dos seis metros desde 2023, quando ocorreu o último racionamento que durou seis meses. No mesmo ano, em maio, ela chegou ao recorde histórico de 10 metros negativos.

A barragem do Piraí neste domingo está 4,10 metros abaixo do nível normal. Segundo o Daeb, devido à escassez de chuvas na cidade o déficit hídrico do ano já passa dos 200 milímetros . A autarquia ressalta que regiões mais afastadas, consideradas “pontas de rede”, podem ter menos horas de abastecimento, pois a água demora mais a chegar nestes locais.