O gasto pessoal médio com presentes para os presentes do Dia das Mães deverá ser de R$ 220,79. Os homens deverão gastar uma média de R$ 261,32, enquanto as mulheres gastarão R$ 186,67. É o que revela a Pesquisa de Dia das Mães da Fecomércio-RS divulgada nesta quinta-feira, 24.
A pesquisa também aponta uma intenção de gastos superior ao verificado em 2024. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 30 de março de 2025. Foram 385 pessoas presencialmente que afirmaram que comprariam presentes para a ocasião na principal cidade de cada uma das 8 Regiões Intermediárias do Estado: Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
Entre os entrevistados, 39,0% afirmaram que pretendem gastar mais ou muito mais do que em 2024, 49,9% pretendem gastar o mesmo e 11,20% devem gastar menos. Com percentual maior dos que pretendem gastar mais em relação aos que pretendem gastar menos, o indicador que consolida essas respostas ficou em 116,8 pontos – o que indica uma intenção de gastos, em média, maior que na compra do ano anterior. A associação de um grande percentual de pessoas afirmando que irão fazer compras no Dia das Mães a uma intensão de gasto maior sinaliza que a data tende a ser positiva para varejo de presenteáveis.
“Em 2024 não aconteceu Dia das Mães no Rio Grande do Sul. As enchentes afetaram severamente uma parte muito grande das famílias gaúchas e quem não foi afetado diretamente estava em estado de consternação. Muito provavelmente essa adesão superior à média histórica da pesquisa remete também a uma tentativa de recompensar 2024”, afirmou Luiz Carlo Bohn, presidente da Fecomércio-RS.
PRESENTES
A pesquisa também aponta que 85,2% darão presentes de forma individual, 13,2% dividirão com alguém e 1,6% darão presentes individuais e coletivos. O presente, em média, custará R$ 184,36 – valor médio que corresponde a R$ 296,92 para presentes compartilhados e a R$ 164,84 para os presentes individuais.
O tipo de presente mais citado foi Vestuário (40,5%), seguido por Perfumes e Cosméticos (26,0%) e Eletroeletrônicos/Eletrodomésticos (10,1%). As Lojas do Centro das cidades são as preferidas (54,0%), seguidas por Shoppings Centers (26,5%). Entre os entrevistados, 30,5% pretendem comprar na mesma loja onde foi adquirido o presente do ano passado. O maior movimento esperado é mais próximo da data: 79,7% devem buscar os presentes com, no máximo, uma semana de antecedência.
“A pesquisa mostra que cerca de 30,0% dos consumidores volta no ano seguinte para comprar de novo na mesma loja. Então precisamos entender que propiciar uma boa experiência de consumo para nossos clientes pode estar sendo a formação de uma relação de consumo longeva em que todas as partes ganham. E se sabemos que a grande maioria dos consumidores compra o presente do Dia das Mães na semana que antecede a data, precisamos ter estoque e pessoas bem treinadas esperando por esses clientes.”, afirmou Bohn.
Quando questionados sobre os fatores determinantes para decisão de onde comprar o presente, preço/ofertas é o fator mais mencionado (49,1%), com qualidade dos produtos em segundo lugar (39,5%). A forma de pagamento mais citada foi pix (25,2%), cartão de crédito parcelado (24,2%) e cartão de débito (20,5%).
Além da compra de presentes, os encontros também são uma marca da data. A pesquisa apurou que 70,1 % das pessoas que comprarão presente também pretendem participar de algum evento especial em comemoração à data. Desses, 80,7% planejam almoço ou jantar especial em casa e 13,7% almoço ou jantar fora.