“Se não for entrega total, não se prossegue”, afirma Melo sobre Estado assumir Saúde de Porto Alegre

Prefeito da capital gaúcho afirmou que só aceita proposta do governador Eduardo Leite se o Palácio Piratini “assumir a média e alta complexidade inteira”

Foto: Cesar Lopes / PMPA / Divulgação

O prefeito Sebastião Melo (MDB) cobrou do governador Eduardo Leite (PSDB) que cumpra sua proposta de assumir a alta e média complexidade da saúde em Porto Alegre. Para que uma transição na gestão saia do papel, Melo exige que o Estado assuma a totalidade desses níveis de atenção especializados.

“Estou ouvindo algumas entrevistas que não estão casando com a fala do governador. Se não for pra fazer a entrega total da média e alta complexidade, não se prosseguem as reuniões. O governador deu essa palavra, eu oficializei com essa palavra e, portanto, ele assume tudo”, afirmou o prefeito da Capital, em entrevista coletiva.

No final da tarde desta quarta-feira, os secretários municipal e estadual da saúde, Fernando Ritter e Arita Bergmann, respectivamente, para uma conversa inicial com o objetivo de se evoluir na proposta. Este será o primeiro encontro efetivo para tratar do tema. Nem Melo nem Leite participarão.

“Eu só aceito seguir nessa proposta se for na inteireza. Ele tem que assumir a média e alta complexidade inteira em Porto Alegre”, sintetizou o emedebista.

Melo ainda cobrou eficiência do Palácio Piratini, caso realmente ocorra uma transição temporária na gestão. “Eu não vou prejudicar a população de porto alegre. Primeiro, tem que mostrar competência na gestão, porque o Estado não é um bom gestor de hospitais. Então que me prove o contrário. (…) Se o governador está dizendo que vai acabar com as filas sendo o gestor, eu topo. Mas ele tem que provar que vai acabar com as filas”, declarou.