Projeto Visão Zero impulsiona vacinação contra o HPV no bairro Restinga

Alcançando a meta de 67% das crianças e adolescentes vacinados, projeto tem meta de atingir 90% da cobertura vacinal

Em Porto Alegre, o bairro Restinga se destaca como um polo de esperança na prevenção do câncer relacionado ao HPV. Através do projeto Visão Zero, idealizado pelo Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), a comunidade já alcançou um índice de vacinação contra o HPV de 67% entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Contudo, a meta é audaciosa A entidade espera chegar a 90% de cobertura vacinal.

Importância da vacinação contra o HPV: A vacinação contra o HPV é uma das formas mais eficazes de prevenir diversos tipos de câncer, incluindo o de colo do útero, pênis, ânus e orofaringe.

Câncer de Colo do Útero: O HPV é a causa principal do câncer de colo do útero, o quarto câncer mais comum em mulheres em todo o mundo. A vacinação, especialmente quando administrada antes do início da atividade sexual, pode prevenir até 90% dos casos.Além disso, estudos demonstram que a proteção conferida pela vacina HPV é duradoura, persistindo por pelo menos 10 anos e espera-se que seja de longo prazo, possivelmente vitalícia.