Morreu nesta terça-feira o ex-deputado estadual gaúcho Berfran Rosado, aos 65 anos. Seu velório será realizado no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, entre as 20h e as 21h desta terça.
O político e engenheiro civil teve um quadro de infecção generalizada após realizar um procedimento na garganta. Ele estava internado no hospital Moinhos de Vento e não resistiu ao quadro, que havia se agravado na última semana.
Natural de Rosário do Sul, foi deputado estadual gaúcho entre 1999 e 2010. Entre 1995 e 1997 foi secretário de Trabalho, Ação Social e Cidadania do governo Antônio Britto (MDB). Também chefiou a pasta de Meio Ambiente durante o governo Yeda Crusius (PSDB), em 2009.
Berfran era filiado ao PPS, que veio a ser renomeado para Cidadania em 2019. Foi ainda gerente do setor de transportes da Metroplan entre 1987 e 1989, diretor administrativo da Secretaria Estadual de Obras (1990), diretor administrativo e financeiro da Trensurb (1992-1994) e presidente da Corsan (1995, 1997-1998).
Em 2010, viria a concorrer a vice-governador de Yeda nas eleições estaduais vencidas por Tarso Genro (PT). Também concorreu a vice-prefeito de Porto Alegre na chapa de Manuela D’Ávila (PCdoB) em 2008, na disputa vencida por José Fogaça (MDB).
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT) cancelou a sessão plenária que seria realizada na tarde desta terça em razão do falecimento.
Outros políticos gaúchos, como o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), escreveram homenagens. “Acabo de receber a notícia do falecimento do meu querido amigo Berfran Rosado. Ele teve uma trajetória marcada pela dedicação à vida pública e ao desenvolvimento do nosso Rio Grande. Uma partida tão precoce e que nos entristece. Que Deus conforte os corações de seus familiares, amigos e colegas neste momento de dor”, escreveu em suas redes sociais.
“Recebo com tristeza a notícia do falecimento do ex-deputado estadual Berfran Rosado. Entre 1995 e 1997, ele esteve à frente da então Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania do RS, que hoje tenho a honra de comandar como Desenvolvimento Social. Meus sentimentos à família”, escreveu o secretário estadual Beto Fantinel (MDB).