Metade dos brasileiros acham que as políticas comerciais de Trump prejudicam o Brasil

Entre os que mais acreditam num efeito negativo do governo Trump, 57% são residentes nas capitais;

Crédito: Freepik

Uma nova pesquisa Ipsos-Ipec, área de opinião pública da Ipsos no Brasil, entrevistou no início de abril cerca de 2.000 pessoas de 131 municípios brasileiros sobre suas percepções a respeito do governo de Donald Trump, que assumiu no início de 2025 um novo mandato como presidente dos Estados Unidos. A consulta aponta que

Metade da população considera as medidas econômicas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prejudiciais para o Brasil. No entanto, se mostram divididos ao avaliar se o governante está fazendo um bom governo para os próprios americanos – com 30% considerando-o ruim ou péssimo e 27% ótimo ou bom.

Os dados fazem parte de pesquisa Ipsos-Ipec, área de opinião pública da Ipsos no Brasil, com cerca de 2.000 pessoas de 131 municípios brasileiros sobre suas percepções a respeito do governo de Donald Trump. “Metade dos brasileiros [50%] têm a percepção de que as políticas comerciais do presidente Donald Trump estão prejudicando a economia do Brasil. Essa percepção é ainda maior entre os que votaram em Lula em 2022, 58%, mas mesmo entre eleitores de Bolsonaro, essa percepção atinge a maioria relativa com 43%.”, comenta Márcia Cavallari, líder da área de Ipsos-Ipec responsável pelo BUS, pesquisa regular nacional que utiliza uma amostra probabilística e representativa da população brasileira.

Quando a avaliação é geral, considerando não só as políticas comerciais, mas a atuação do governo americano como um todo, os números apontam que 49% dos brasileiros a classificam como negativa para o Brasil; 29% como positiva; 2% como indiferente e 20% não sabem ou não responderam o questionamento. Entre os respondentes que mais acreditam num efeito negativo do governo Trump no país estão as pessoas que votaram em Lula (61%) e as residentes nas capitais do país (57%).

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

Na consulta da Ipsos-Ipec, os brasileiros também foram questionados se Donald Trump está fazendo um governo ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo para os americanos. Três a cada dez entrevistados consideram que Donald Trump está fazendo um governo ruim ou péssimo para os americanos, 27% acreditam que seu governo é ótimo/bom e 19% acham que é regular. Somam 24% aqueles que preferem não opinar sobre o tema.

A divisão de opiniões se reflete, especialmente, quando se consideram os grupos de acordo com sua escolaridade e renda. É praticamente igual o percentual de pessoas com ensino superior que consideram o governo Trump ótimo/bom  ou ruim/péssimo aos americanos, com 34% e 35% respectivamente. A mesma tendência se observa entre pessoas de maior renda familiar, com mais de 5 salários mínimos: 35% classificam o atual governo americano como ótimo/bom e 34% como ruim/péssimo à sua própria população.

Somando as respostas de quem optou por ótimo/bom ao avaliar o impacto deste governo para a população estadunidense, observa-se que 15% dos que votaram no Lula acham o Trump está fazendo uma boa administração,  percentual que salta para 45% entre os votantes de Jair Bolsonaro. Um total de 34% dos evangélicos avaliam o governo Trump de forma positiva, ao passo que 32% dos católicos o consideram negativo para os americanos.