O Comando Militar do Sul (CMS) irá se reunir com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre nesta terça-feira, ainda sem horário definido, para discutir como será a atuação dos militares nas ações de combate à dengue na Capital. O anúncio de que o Exército vai apoiar a Prefeitura foi feito no último sábado, durante visita do prefeito Sebastião Melo ao bairro Santa Rosa de Lima, na zona Norte.
Esta é uma das áreas consideradas como epicentro da doença na cidade, que, por sua vez, registrava como um todo 4.584 casos confirmados no começo da tarde desta segunda, e decretou na semana passada situação de emergência em saúde pública. Há uma tenda de campanha em Porto Alegre para hidratação e atendimento a pacientes, junto à UPA Moacyr Scliar, gerenciada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
É diferente do que ocorre em Viamão, por exemplo, em que a estrutura é gerenciada pelo próprio Exército. Questionado, o CMS disse que não descarta propor a montagem de uma estrutura própria do tipo. A Prefeitura fará uma segunda tenda de campanha junto ao mercado Stok Center, na avenida Manoel Elias, porém também não há data para isto, embora deva ser ainda no mês de abril.
Por ora, a força-tarefa da administração é composta pelas secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Assistência Social (SMAS), pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), equipe de fiscalização e Guarda Municipal. “Estamos intensificando a fiscalização sobre o descarte e acúmulo irregulares de lixo, além da limpeza de áreas públicas e privadas”, disse o diretor-geral adjunto do DMLU, Luciano Nunes, o Suci.