Conserto emergencial de adutora deixa 17 bairros sem água em Porto Alegre

Dmae realiza serviço na Ebat Ouro Preto desde a manhã desse domingo

Foto: Luciano Lanes/DMAE/PMPA/Arquivo

As equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) seguem mobilizadas na manhã desta segunda-feira, 21, no conserto emergencial de uma adutora na Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto. A mobilização teve início no domingo, 20, quando a tubulação apresentou um ponto de rompimento.

Na última madrugada, durante uma tentativa de retomada do abastecimento, um novo ponto de fuga foi identificado. Por isso, a passagem da água foi novamente interrompida. O problema afeta o fornecimento de água para 17 bairros e localidades (confira a lista abaixo). Novas alternativas estão sendo exploradas para que o sistema comece a ser normalizado ainda neste feriado.

Caminhões-pipa – A área afetada pelo conserto é atendida por caminhões-pipa. São considerados prioritários os chamados de estabelecimentos de saúde e casas de longa permanência. Já as comunidades podem solicitar os serviços por meio das subprefeituras.

Bairros e locais afetados pelo conserto emergencial – Alto Petrópolis, Boa Vista, Chácara da Fumaça, Cristo Redentor, Jardim Dona Leopoldina, Jardim Ipu, Jardim Itu, Jardim Sabará, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Mário Quintana, Morro Santana, Passo da Areia, Protásio Alves, Rubem Berta, São Sebastião, Vila Floresta, Vila Ipiranga e Vila Safira.

Retorno da água – Após paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, que podem estar nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto da água demorar a normalizar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.