Força-tarefa vai intensificar combate à dengue na zona Norte de Porto Alegre

Região é o ponto mais crítico da Capital

Foto: Cristine Rochol/PMPA/Arquivo

O prefeito Sebastião Melo determinou, nesse sábado, a criação de uma força-tarefa para combater focos de lixo e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue. O anúncio ocorreu durante o programa Mais Comunidade na Região Norte, no bairro Santa Rosa de Lima e contou com a presença de secretários municipais, conselheiros do Orçamento Participativo (OP) e representantes da comunidade. Melo percorreu diversas ruas do bairro, conversou com moradores e nomeou cinco novos prefeitos de praças da região.

“A Zona Norte é hoje um ponto crítico da Capital, com muitos casos de dengue. Por isso, é fundamental que as equipes da prefeitura atuem de forma integrada, pois essa é uma questão transversal. Limpeza urbana, fiscalização do descarte irregular e assistência social impactam diretamente na saúde pública. E ninguém melhor do que a própria comunidade para indicar os territórios prioritários onde a prefeitura precisa agir” – Prefeito Sebastião Melo.

A força-tarefa será composta pelas secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Assistência Social (SMAS), pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), equipe de fiscalização e Guarda Municipal. O prefeito também solicitou apoio ao Comando Militar do Sul, e, a partir de terça-feira, 22, o Exército se somará às ações de enfrentamento à dengue, reforçando a proteção à população.

Segundo o diretor-geral adjunto do DMLU, Luciano Nunes, o Suci, a operação já está em andamento. “Estamos intensificando a fiscalização sobre o descarte e acúmulo irregulares de lixo, além da limpeza de áreas públicas e privadas. Hoje mesmo, as equipes atuaram em terrenos com acesso liberado, e ampliaremos a ação nos próximos dias”, disse ele.

Durante a blitz de serviços, também foram realizadas podas de vegetação, retirada de cabos e fios soltos, operações de tapa-buracos, capina, roçada e outras melhorias urbanas. O roteiro iniciou em frente à Paróquia Santa Rosa de Lima, na avenida Bernardino de Oliveira Paim, e passou pelas ruas Oliveiro Cruz, Luiz Mandelli, José Lamaison Porto, V, Maria Dorvalina Borges, E, O, Ana Maria Zardin e Manoel João Martins. Atualmente, Porto Alegre conta com um local de hidratação para atender pacientes com suspeita ou confirmação de dengue, junto à UPA Moacyr Scliar.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com