Feira do Peixe vende 535 toneladas e supera expectativas

Estimativa aponta que mais de 700 mil pessoas circularam durante os 5 dias de evento

Evento no Largo Glênio Peres comercializou 535 toneladas de pescados durante cinco dias / Foto: Prefeitura de Porto Alegre

A 245ª Feira do Peixe de Porto Alegre, que marcou a retomada após a enchente, encerrou as atividades nesta sexta-feira, 18, com números positivos. Foram comercializadas 535 toneladas de pescados e estima-se que mais de 700 mil pessoas tenham passado pelo local no Largo Glênio Peres durante os cinco dias do evento.

“Foi uma feira construída a muitas mãos e agradecemos muito a toda a população, que compareceu e fez desta uma grande feira, apoiando os pescadores neste momento de retomada e reconstrução”, ressaltou o secretário municipal de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural, Cassio Trogildo.

A Feira do Peixe foi organizada em uma parceria entre a prefeitura, por meio da SMGOV, e a comunidade, representada pelo Orçamento Participativo (OP) e pela Colônia de Pescadores Z-5. O investimento da prefeitura foi de R$ 599 mil, sendo R$ 148 mil demandados pelo OP. O montante se refere à festa de lançamento, a feira do peixe do Largo Glênio Peres e as feiras da Restinga e Extremo-Sul.

“Esta foi uma das melhores feiras que nós já realizamos, especialmente, por ser a da retomada, após passarmos por uma enchente severa. Foi muito bom para todos os pescadores das ilhas”, comemora o presidente da Colônia de Pescadores Z-5, Gilmar Coelho.

Durante todo o período do evento, técnicos do Serviço Municipal de Inspeção Municipal (Simpoa) da SMGOV verificaram a procedência, a qualidade e as condições dos pescados. Uma equipe de cinco médicos veterinários se revezaram no trabalho de averiguação e orientação junto aos pescadores para o cumprimento das exigências sanitárias.

Área Azul – A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informam que o estacionamento rotativo Área Azul no Largo Glênio Peres está desativado. O retorno está previsto para a terça-feira, 22, após a desmontagem da estrutura da feira. O estacionamento rotativo segue disponível na região da Praça XV, rua Siqueira Campos e travessa Francisco de Leonardo Truda.