O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, registrou crescimento de 0,1% em março quando comparado ao mês anterior. Essa alta foi puxada pelo setor de “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática”, que apresentou crescimento de 1,3% no período. Em sequência estava o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes”, com aumento de 0,8%. Os setores de “Veículos, Motos e Peças” e “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” registraram queda de -2,8% e -0,6%, respectivamente.
Com a inflação elevada, a tendência é de maior seletividade no consumo das famílias. O impacto é ainda mais acentuado nos segmentos que dependem de financiamento devido à elevação da taxa de juros. O comércio crescerá em ritmo mais moderado em 2025”, avalia a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.
VARIAÇÃO ANUAL
No comparativo entre março deste ano e o mesmo mês de 2024, o crescimento da atividade do comércio físico foi de 4,9%. Nesse cenário, foi o setor de “Veículos, Motos e Peças” que teve a maior expansão (8,9%), seguido por “Material de Construção” (8,6%), “Combustíveis e Lubrificantes” (6,8%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (4,2%), “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (3,6%) e “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (1,7%).