Preços dos hortigranjeiros apresentam estabilidade na CEASA/RS

Maioria dos produtos permaneceram com os preços inalterados

Fotos: Ruan Alves

Dos 35 produtos principais analisados semanalmente pela técnicos CEASA/RS, houve 20 produtos estáveis em preços, 8 em alta e 7 em baixa. O período foi marcado por uma movimentação dentro da normalidade para o mês, com alguns hortigranjeiros, como as brássicas, apresentando uma oferta menor, o que é característico desta época do ano.

O período foi marcado pela véspera do feriado de Páscoa, onde muitos mercados, fruteiras e outros comércios vêm até a Ceasa/RS em maior intensidade no início da semana para se preparar para o feriado, tendo em vista que a Ceasa não terá expediente no feriado de Sexta-Feira da Paixão. O período analisado foi marcado pela estabilidade de preços, tendo em vista que 57% dos produtos permaneceram com os preços inalterados. Para o próximo período, é esperada uma “ressaca” do mercado, pois é natural que, após o feriado de Páscoa, o mercado tenha uma diminuída no ritmo, até porque, de uma maneira geral, o poder aquisitivo da população fica menor após o feriado.

O chuchu apresentou alta em comparação à semana passada em outras Ceasas importantes, como a do Paraná, Santa Catarina e o Ceagesp em São Paulo. No Rio Grande do Sul, a safra do chuchu deu uma desacelerada na colheita em função da época do ano, havendo ainda cultivos para serem colhidos; porém, já se passou o pico, e isso naturalmente eleva os preços.