
Porto Alegre deverá decretar situação de emergência em saúde pública nesta quinta-feira por conta dos casos de dengue, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Tendas foram instaladas junto à UPA Moacyr Scliar, na zona Norte, administradas pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), e mais uma estrutura assemelhada a um hospital de campanha será montada junto ao atacado Stok Center, na avenida Assis Brasil.
O decreto extraordinário sairá no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) ainda hoje à tarde. De acordo com o BI das Arboviroses da SMS, a Capital tem 4.340 confirmações da doença, com duas mortes. Dos casos totais, 2.235 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. A cidade é a segunda com mais casos confirmados no Rio Grande do Sul, atrás apenas de Viamão.
Ainda conforme a Secretaria, a medida é muito similar à feita no ano passado, quando também houve o decreto por conta da doença, mas a situação da Capital era diferente, com 2.227 casos confirmados. Agora, há também um terceiro sorotipo da doença circulando, o que não havia até então. Com a provável decretação desta quinta, a ideia é pular etapas burocráticas e agilizar a contratação de pessoal e compra de insumos para combate à doença de maneira extraordinária.
Na segunda-feira, feriado de Tiradentes, a Prefeitura abrirá quatro unidades de saúde das 8h às 14h para especificamente atender pessoas com sintomas da doença.
- Primeiro de Maio (Av. Professor Oscar Pereira, 6199 – Bairro Cascata)
- Passo das Pedras I (Av. Gomes de Carvalho, 510 – Bairro Passo das Pedras)
- Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes (Estrada João Antônio da Silveira, 3330 – Bairro Restinga)
- Morro Santana (Rua Marieta Menna Barreto, 210 – Bairro Protásio Alves)