
O governo do Estado ampliará o repasse anual previsto no Programa Assistir, da Secretaria da Saúde, em 39 milhões para 28 hospitais em 20 municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. O reajuste leva em conta a correção pela inflação dos valores e o aumento da produção dos hospitais na região. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite durante reunião com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), realizada nesta quinta-feira no Palácio Piratini. Atualmente, o repasse para os hospitais da região soma 369 milhões de reais. Com incremento, chegará a 408 milhões.
Durante o encontro, Leite também sugeriu que o governo assuma a gestão plena de Porto Alegre. “Nosso compromisso com a saúde é de longo prazo. Quitamos dívidas históricas, colocamos os pagamentos em dia e ampliamos os investimentos. Agora, queremos avançar na qualidade da gestão. A rede hospitalar da capital atende pacientes de todo o Estado, e precisa ser gerida com esse olhar. A proposta de o Estado assumir a alta complexidade nasce do diálogo com os prefeitos e do entendimento de que só com cooperação vamos garantir um sistema mais eficiente para todos os gaúchos”, sinalizou.
O prefeito Sebastião Melo, afirmou que irá encaminhar ofício nesta quinta-feira, comunicando que a prefeitura aceita a proposta do para que o Governo do Estado assuma a gestão da média e alta complexidade hospitalar em Porto Alegre.
Melo também apresentou outro documento com as necessidades do Município para reduzir as filas de cirurgias, consultas, a superlotação das emergências e evitar a redução dos serviços na Capital.