Dando continuidade nos reparos da via permanente, a Trensurb prevê nos próximos dias a atuação na ponte ferroviária sobre o Rio Gravataí, que encontra-se entre as estações Anchieta, na zona Norte de Porto Alegre, e Niterói, em Canoas. A extensão é de aproximadamente um quilômetro. Contudo, a Trensurb projeta concluir a totalidade da obra durante o feriadão.
“O feriado proporciona três dias de serviço continuado, possibilitando que seja realizado em sua totalidade, representando um menor reflexo ao usuário. Este serviço é necessário para garantir as condições de segurança adequadas para o transporte de passageiros”, destacou a chefe do setor de Via Permanente, Laís Oliveira.
Atualmente, a Trensurb trafega a 70 km/h neste trecho, sendo que a velocidade de projeto é de 90 km/h. As frentes de trabalho para reconstrução deste trecho da via preveem corte e remoção dos trilhos, remoção de dormentes, remoção de lastro, disposição de novos dormentes, remontagem dos trilhos, disposição de pedra britada, correção geométrica, com reguladora e socadora.
Operação no feriadão
Com a realização das obras no trecho no sábado, domingo e segunda-feira, a operação do metrô passará por alterações, com o uso da tabela horária de domingos e feriados no período que vai desde sexta-feira até a próxima segunda-feira. com intervalos de 20 minutos entre viagens.
Na sexta-feira, porém, os trens irão operar em toda a linha, entre as estações Mercado e Novo Hamburgo, até as 20h. Das 20h às 23h, operam entre Mathias Velho e Novo Hamburgo, com serviço de ônibus completando o trajeto no restante da linha.
No sábado, domingo e segunda-feira, a operação ocorre de acordo com o serviço normalmente oferecido em domingos e feriados, com os trens circulando durante todo o horário de operação – das 5h às 23h – entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, com serviço de ônibus complementando as viagens ao longo do restante da linha.