A prefeitura de Porto Alegre entregou nesta quarta-feira o terceiro terrário urbano da Capital. O espaço de 448 metros quadrados localizado na avenida Nilo Peçanha, bairro Boa Vista, é parte de um projeto que busca transformar espaços ociosos em áreas sustentáveis de lazer, convivência e contato com a natureza, com possibilidade de contrapartida para exploração comercial e de serviços.
O terrário aberto nesta tarde conta com mais de dez medidas sustentáveis, entre as quais o plantio de flora nativa rio-grandense e reaproveitamento de água da chuva. O local conta ainda com painéis fotovoltaicos, que convertem a luz solar em energia elétrica.
A administração será feita pela empresa Alegrow, vencedora da licitação, que passa a operar também uma loja de conveniência no endereço. De acordo com a prefeitura da Capital, o valor pago pela outorga será revertido em benefício para a comunidade. O projeto é conduzido pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) do município.
“Buscamos pelo espírito de desenvolvimento sustentável, e o projeto traz vitalidade para os locais, com importantes práticas sustentáveis”, disse o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.
“Foi um projeto que demandou bastante dedicação de parceiros e agradeço a todos pelo empenho. Que este espaço seja um ponto de encontro para região”, enalteceu Eduardo Costa, CEO da Alegrow.
As seguintes medidas sustentáveis foram integradas ao terrário da Nilo Peçanha:
1 – Plantio de flora nativa gaúcha e ampliação de áreas verdes por meio de projeto paisagístico;
2 – Instalação de telhado verde;
3 – Utilização de madeira ecológica para o deck e de mobiliário com certificação;
4 – Utilização de piso drenante;
5 – Disponibilização de paraciclos para incentivo de mobilidade ativa;
6 – Uso de materiais recicláveis na construção;
7 – Ponto de coleta de resíduos eletrônicos
8 – Ponto de coleta de resíduos para horta comunitária
9 – Implantação de árvore fotovoltaica para fornecimento de energia limpa
10 – Ponto para carregamento de automóvel elétrico
Novas áreas
Atualmente, encontra-se em andamento a etapa de análise de viabilidade técnica de terrenos previamente selecionados para possível implantação de novos terrários urbanos. Esta etapa é fundamental para assegurar a adequação dos lotes ao programa, com base em parâmetros técnicos, como disponibilidade de infraestrutura urbana.
Foram selecionados terrenos para prosseguimento dos estudos nas zonas central e norte da cidade, bairros Passo da Areia, Praia de Belas e Menino Deus. A próxima área de terrário urbano a ser licitada será na rua Pedro Ivo, bairro Montserrat.